"A maioria das previsões para o futuro são erradas, porque é necessário entender muito melhor o presente."
Você sabia que mais de 3 milhões de pessoas que se conheceram por sites de paquera na internet acabaram casadas?
Você já ouviu falar no mercado de roupas com proteção solar, que movimenta US$ 180 milhões por ano?
Você acredita que mais de 6 milhões de adolescentes americanos tricotam ou fazem crochê regularmente?
Microtendências
Mark J. Penn apresenta neste livro o conceito de microtendência, que levará o leitor a ver a vida moderna sob uma nova perspectiva.
É um padrão comportamental de um grupo de forte identidade, que está crescendo e tem anseios não atendidos pelas instituições que influenciam a vida cotidiana.
O autor explica como 75 pequenas mudanças de comportamento estão determinando silenciosamente as transformações da sociedade atual.
Penn mostra ao leitor como identificar as microtendências e como elas podem modificar uma empresa, influenciar uma eleição ou deflagrar um movimento.
O autor é presidente da multinacional de relações-públicas Burson Marsteller e foi estrategista da campanha da Hillary Clinton, que foi a candidata democrata à presidência dos EUA.
Penn examinou minuciosamente inúmeras pesquisas sobre hábitos de consumo, religião, relacionamentos sexuais, etc dos americanos, e identificou “microtendências”.
Ele diz que essas microtendências são determinantes, porque 1% da população nos EUA já corresponde a 3 milhões de pessoas, um grupo significativo.
Você escolhe, desde que pague a conta...
A economia Ford baseava-se na pseudo-escolha que você teria de comprar carro de qualquer cor, desde que fosse preta”. A Starbucks é o modelo oposto no qual o consumidor pode ter o que quiser, desde que pague a conta.
Isso acontece por três principais razões:
1. A internet muda a maneira pela qual as pessoas vendem, ao reunir grupos de pessoas dispersas geograficamente;
2. O custo da produção de bens personalizados reduziu-se, pois a manufatura está mais eficiente e tornou-se mais econômico produzir bens customizados;
3. Os indivíduos determinaram que querem ser diferentes – vestir-se, agir, viver, consumir diferentemente.
Aposentadoria...
Metade dos americanos de hoje não vão se aposentar nunca. Uma parte deles, porque não tem dinheiro; outra parte, porque quer continuar trabalhando.
Novas formas de se consumir mídia...
Dobrou, nos Estados Unidos, o número das pessoas que viajam para chegar ao trabalho. Cresce, assim, o mercado para livros em áudio.
Casamento moderno...
Ao mesmo tempo, os pais (do sexo masculino) passam mais tempo com os filhos nos Estados Unidos do que passavam antes, porque as mães transferiram parte de sua responsabilidade ao marido. Esses pais se consideram negligenciados pelo mercado.
Identificou-se, também, a tendência de os casais morarem em cidades distintas durante um determinado período de tempo, por razões de trabalho ou estudo. Isso significa um grande mercado para vídeo-conferência, por exemplo.
72% das pessoas que se casaram pela internet, segundo nossas pesquisas, estão extremamente felizes, apesar do preconceito que ainda existe quanto a esse tipo de encontro.
Fonte: Internet.
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