terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Zibia Gasparetto - Sua história...




















Zíbia Gasparetto, escritora espiritualista brasileira que se notabilizou como médium, nasceu em Campinas no dia 29 de julho de 1926.
De ascendência italiana, casou-se, aos vinte anos de idade, com Aldo Luiz Gasparetto, com que teve quatro filhos.
Zíbia conta que, em 1950, já mãe de dois filhos, teria acordado certa noite com um formigamento no corpo.
Em seguida, teria se levantado e passado a andar pela casa como um homem, falando em alemão, idioma que desconhecia.
O marido, surpreendido e assustado, recorreu ao auxílio de uma vizinha, que, ao chegar à residência da família, teria feito uma oração capaz de reestabelecer Zíbia. No dia seguinte, Aldo Luiz dirigiu-se a uma livraria, onde adquiriu O Livro dos Espíritos.
Juntos, teriam começado a estudar a Doutrina Espírita.
Aldo Luiz começou a freqüentar as reuniões públicas da Federação Espírita do Estado de São Paulo, mas Zíbia não tinha como acompanhá-lo, pois não tinha com quem deixar as crianças.
Semanalmente, entretanto, faziam juntos um estudo no lar, período em que a médium diz que principiou a sensação de uma dor forte no braço direito, do cotovelo até a mão, que se mexia de um lado para o outro, sem que ela pudesse controlá-lo.
Aldo Luiz colocou-lhe um lápis e papel à frente.
Tomando-os, Zíbia teria começado a escrever rapidamente.
Ao longo de alguns anos, uma vez por semana, foi psicografando desse modo o seu primeiro romance, O Amor Venceu, assinado pela entidade denominada Lucius.
Quando datilografado e pronto, a médium encaminhou o trabalho a um professor de História da USP, que, à época, dirigia um grupo de estudos na Federação Espírita. Mas só quinze dias mais tarde veio a resposta, na forma de aviso sobre a escolhia da obra para ser publicada pela Editora LAKE.

Desde 1994, Zibia Gasparetto tornou-se uma das presenças mais assíduas nas listas dos livros mais vendidos.
Segundo a pesquisa do Datafolha, só para citar uma delas, seus romances, pouco depois do lançamento, ocupavam o primeiro lugar, lá permanecendo vários meses.
Outra prova do seu contínuo sucesso é a presença de quatro dos seus romances, na mesma pesquisa, entre os dez mais vendidos: Sem Medo de Viver em primeiro, Laços Eternos sétimo, Quando a Vida Escolhe oitavo, A Verdade de Cada Um em nono.
Zibia aparece ao lado de Paulo Coelho e Mônica Buonfiglio, como os três únicos autores que conseguiram colocar mais de um livro no ranking, ainda segundo o Datafolha.
Mas não é só. Teve dois dos seus romances adaptados para os palcos, com grande sucesso de bilheteria: Laços Eternos, a peça que vem sendo encenada desde agosto de 1991 e O Amor Venceu.
Os números são mesmo surpreendentes: 15 romances, 4 livros de crônicas e contos, mais de 4 milhões de exemplares vendidos.
Zibia, no entanto, nega ter escrito uma única palavra sozinha.
São todos psicografados sob a inspiração de Lucius, de espíritos diversos e dois deles "ditados" por Silveira Sampaio, o conhecido jornalista e apresentador de tevê dos anos 60.
Dos sonhos de menina que gostava de se fechar no quarto e escrever contos policiais que, anos mais tarde, descobriu já tratar-se de inspiração mediúnica à publicação de seu primeiro romance, O Amor Venceu, em 1960, muita coisa se passou.
Vieram o casamento, os quatro filhos e o trabalho de dirigente do Centro de Desenvolvimento Espiritual Os Caminheiros, entidade fundada e mantida pela família Gasparetto durante 26 anos.
Foi só depois de ficar viúva, que Zibia deu uma grande virada na sua vida: de típica dona de casa passou a empresária, administrando a editora Espaço Vida e Consciência, ao lado dos filhos Luiz Antonio e Silvana, em 1991.
"Quando fiquei viúva, já com os filhos crescidos, senti o chão faltar aos meus pés", lembra Zibia.
"Queria substituir a muleta e me pendurar no Luiz, mas ele saiu correndo.
Aliás, foi ele quem me esclareceu neste ponto, despertando-me a idéia de que se eu não cuidasse de mim, eu ficaria para trás e atrairia só sofrimento".
Zibia resolveu reagir, esclarecer-se e seguir o que ela define como a filosofia do Espaço:
"Na verdade, somos todos estudiosos das leis cósmicas. Todos nós estamos experimentando as informações que nos chegam através dos espíritos e filtramos, por meio de nossas vivências, o que funciona na prática. Esse é um processo pessoal em que cada um pode comprovar o que é válido para si. A teoria sem essa prática pouca validade teria".

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário