sábado, 2 de janeiro de 2010

O protetor solar...

História

Os gregos antigos usavam óleo de oliva como um tipo de filtro solar.
Entretanto, o óleo não era muito efetivo.
Ao longo do início do século XX, H.A. Milton Blake, um químico australiano, assim como muitos outros inventores, tentaram criar um filtro solar efetivo, mas não conseguiram.
Foi assim até 1944, quando o primeiro protetor solar foi inventado.
Naquela época, a Segunda Guerra Mundial movimentava os campos de batalha e muitos soldados sofriam de sérias queimaduras solares.
Um farmacêutico chamado Benjamin Greene decidiu criar algo que pudesse proteger os soldados dos maléficos raios solares.
No forno de sua esposa, ele criou uma substância vermelha e viscosa, a qual chamou de "red vet pet" (red veterinary petrolatum - petrolato veterinário vermelho), que funcionava principalmente através do bloqueio físico dos raios solares por meio de um espesso produto originado do petróleo, similar à Vaselina.
Greene então testou-o em sua própria cabeça careca.
Não funcionou tão bem como os modernos protetores, mas foi um começo.
Um filtro solar efetivo foi desenvolvido em 1938 pelo estudante de química suíço Franz Greiter, depois de se queimar severamente durante a escalada do pico Piz Buin na fronteira entre Suíça e Áustria.
Ele chamou seu produto de Creme Gletscher que foi desenvolvido em um pequeno laboratório na casa de seus pais.
Exemplos que ainda existem do Creme Glacier mostraram ter um FPS de 2 e podem ser classificados como sendo filtros protetores efetivos.
No Brasil, o primeiro filtro solar foi introduzido em 1984 pela Johnson & Johnson, sob a marca Sundown, em três versões: FPS 4, 8 e 15.


















Protetor Solar

O protetor solar é uma loção que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol.
Existem dois tipos de filtros solares, os químicos (protetores solares) que absorvem a R-UV antes dela penetrar nas camadas da pele; os físicos (bloqueadores solares) que refletem e espalham esse tipo de radiação.
A sigla FPS (fator de proteção solar) indica quanto tempo a mais o produto garante de exposição segura ao sol.
Se o fator de proteção solar é igual a 15, significa que ao usar o protetor adequado, o tempo de exposição ao sol é de um período 15 vezes maior do que se não estivesse usando nenhuma proteção.
Porém, a eficácia do protetor varia de pessoa a pessoa, já que cada tipo de pele apresenta um grau de sensibilidade ao sol diferente.
As peles claras, por serem mais sensíveis ao sol, são mais propensas ao risco de queimaduras e desenvolvimento de câncer.
Por isso, necessitam de uma proteção mais intensa do que as peles morenas.
Ao adquirir o produto é importante observar na embalagem se esse oferece proteção contra os raios UVB e UVA, dois tipos de raio ultravioleta que penetram na pele ocasionando danos.

Os raios UVA

Atingem a camada mais profunda da pele e causam danos em longo prazo.

Os raios UVB

Alcançam as camadas intermediárias da pele provocando problemas como queimaduras e vermelhidões.

Como usar

Aplique o protetor em camadas generosas, no mínimo 30 minutos antes da exposição solar, tempo necessário para que ele penetre na pele e comece a agir.
Não esqueça de proteger os pés, nuca, orelhas e pescoço.
Reaplique-o a cada duas horas.
Não dispense seu uso, mesmo em dias nublados.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário