sábado, 5 de junho de 2010

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente...
























Por Jussara de Barros

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Saiba mais...

Atividades culturais movimentam a Semana do Meio Ambiente em Minas

Com o tema “Resíduo e Cultura”, a Semana de Meio Ambiente de Minas Gerais pretende apresentar o grande potencial do uso de resíduos como matéria prima para produções artísticas, destacando-se as obras de arte. As atividades serão realizadas entre os dias 08 e 13 de junho, em diferentes espaços de Belo Horizonte, pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
O encerramento da Semana será no domingo (13/06) com a apresentação de um concerto ambiental pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com a regência do maestro Marcelo Lehninger. O espetáculo acontecerá às 11h, na Barragem Santa Lúcia, com duração de uma hora. No evento, serão apresentadas as peças ‘Bolero’ de Ravel, ‘Quatro Estações: Outono’ de Vivaldi, ‘Valsa das Flores’ de Tchaikovsky, Trisch, Trasch Polka de Strauss, Oblivion de Piazzolla, ‘Batuque’ de Fernandez e ‘Polonaise Op. 40 No. 1’ de Chopin. Saiba mais...

Programação completa da Semana do Meio Ambiente de Minas Gerais






















Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário