quarta-feira, 2 de junho de 2010

Belo Horizonte prepara maior festa Junina do Sudeste do Brasil...

A Prefeitura, por meio da Belotur, em parceria com a União Junina Mineira, está finalizando os preparativos para realizar, entre junho e julho, o Arraial de Belô 2010.
Em sua 32ª edição, o evento será realizado em espaços instalados em praças, parques e nas regionais Pampulha, Oeste, Venda Nova, Leste, Noroeste e Centro-Sul.
Nas regionais Norte e Nordeste acontecerá o Festival Estadual com quadrilhas do interior de Minas, enquanto a Regional Barreiro receberá a festa das campeãs.
O evento terá como atrações apresentações de grupos de quadrilhas, bandas de forró e de música sertaneja.
Para receber o público com conforto e segurança, o evento irá contar com modernas estruturas de palco, tablados, arquibancadas e quiosques gastronômicos, onde o público poderá circular e curtir a festa ao som de shows de expoentes musicais nacionais.
O prefeito Marcio Lacerda confirmou que a estrutura que Belo Horizonte receberá para exibição dos jogos da Copa do Mundo da África do Sul a partir de 11 de junho, será reu­tilizado também para o Arraial de Belô.

“A preparação foi feita de tal maneira que o investimento da Prefeitura é exatamente igual ao investimento que faria para realizar o Arraial de Belô. Então, como será usada a mesma infraes­trutura, conseguimos, de fato, usar o recurso público de uma maneira bastante eficiente”, disse o prefeito Marcio Lacerda.

A PBH irá promover as apresentações dos jogos na Praça da Estação e no Parque JK.
As agremiações vencedoras do Concurso Municipal de Quadrilha receberão troféus e prêmios no valor total de R$ 28 mil, que serão divididos entre os quatro vencedores do Grupo A.
Para os Grupos B e C, os quadrilheiros receberão prêmios que somam R$ 21 mil.

Os grupos quadrilheiros se inscreveram até a última segunda-feira, dia 31, na União Junina Mineira.
A ordem das apresentações dos grupos A, B e C foi estabelecida no sorteio realizado pela Belotur e pela União Junina Mineira no dia 1º de junho, com a presença da diretoria da União Junina Mineira, representantes da Belotur e de até dois representantes de cada grupo inscrito.


Cortejo

O primeiro evento do Arraial de Belô 2010 é o Cortejo Junino, marcado para sábado, dia 5.
Realizado pela União Junina Mineira, o cortejo é o desfile dos grupos de quadrilha pelas ruas do centro da cidade, saindo do Parque Municipal, às 11h, e indo até a Praça da Liberdade, onde acontecerá apresentação de quadrilha.
Haverá também a venda de bebidas e comidas típicas.
O desfile será em carroças decoradas com motivos juninos, acompanhados por carro de som com a típica música junina, marcando o início da temporada das festas juninas. Em Belo Horizonte, o dia 1º de junho foi a data instituída pela Câmara Municipal, por decreto, para homenagear o Quadrilheiro Junino.

A grande festa do Arraial

A grande apresentação dos melhores grupos da cidade acontece nos dias 16, 17 e 18 de julho, na Praça da Estação, área central da capital mineira.
Além das barraquinhas de comidas e bebidas típicas e dos shows especiais de encerramento, a decoração especial busca reproduzir o clima das festas juninas tradicio­nais.

Confira onde as quadrilhas irão se apresentar

Grupo A
(Regional - Dia da semana - Data, local e hora)

Centro-Sul - Sexta-feira - 16/7 - Praça da Estação às 19hs.
Centro-Sul - Sábado - 17/7 - Praça da Estação às 19hs.
Centro-Sul - Domingo - 18/7 - Praça da Estação às 18hs.

Grupo B

Pampulha - Sábado - 26/6 - Praça Engenheiro Professor Marra - Bairro Santa Amélia às 19hs.
Oeste - Domingo - 27/6 - Parque Estrela Dalva - Av. Costa do Marfim, 480 - Bairro Havaí às 19hs.

Grupo C

Venda Nova - Sábado - 19/6 - Av. Vilarinho, próximo ao número 5.940 às 19hs.
Leste - Sábado - 26/6 - Av. Belém, entre av. dos Andradas e rua Itamirim - Bairro Esplanada às 19hs.

Noroeste - Domingo - 27/6 - Av. Amintas Jacques de Morais, entre ruas Judá e Palestina - Bairro Novo Glória às 19hs.

Fonte: www.belohorizonte.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário