quinta-feira, 3 de junho de 2010

Corpus Christi em Ouro Preto...

















Hoje, feriado de Corpus Christi, aqui em Ouro Preto o dia começou com uma missa na Matriz do Pilar, logo no início da manhã, onde o padre Marcelo Santiago ressaltou a necessidade da partilha e disse que seguir o caminho dos tapetes é uma demonstração do esforço de viver cada dia mais e da alegria do testemunho da fé.
Como manda a tradição, todos, moradores e turistas passaram a madrugada ornamentando as ruas que integram o percurso entre as duas igrejas, da Matriz do Pilar à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Antônio Dias, com os famosos e lindos tapetes coloridos.
Apesar da chuva fina e do frio, muita gente acompanhou a procissão num ato de fé...

















Corpus Christi é a expressão latina que significa “Corpo de Cristo”.
A Igreja Católica celebra, na festa de Corpus Christi, a presença real e substancial de Cristo na Sagrada Eucaristia.
Esta festa é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A celebração de Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século 13, quando a freira agostiniana do Convento de "Mont Cornillon", Juliana de Mont Cornillon ou Juliana de Liège (1193 – 5 de abril de 1252), teria tido visões de Cristo lhe mostrando o desejo de que o mistério da eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
A procissão com a hóstia consagrada é datada de 1274.






















Fonte: Internet.

Um comentário:

  1. Lucinha, amada!
    Apesar de tão próximas uma certa distância acontece... Mesmo vendo/lendo que seu blog não tem mais espaço para "mimos", deixei um com muito carinho e amor procê, lá no Divã! De você, fantasticamente fabulosa, não poderia jamais me esquecer. Aproveita muiiiito esses dias por aí e mando meus beijuuss n.c. procê e R. amados meus.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir