domingo, 21 de fevereiro de 2010

Valorize seu trabalho - José Antônio Rosa


"E acima de tudo, a ti mesmo sejas fiel.
E em conseqüência,
assim como à noite segue-se o dia,
não poderás ser falso a homem algum."

William Shakespeare

Esses versos são lembrados por Joe Girard, no livro Como Vender o Seu Trabalho, um excelente livro de auto-ajuda para vendas.
No capítulo 19, Vendendo sua imagem sem se vender barato, Girard dá cinco conselhos relevantes:

1 - Proteja o seu bom nome;
2 - Cultive as boas companhias;
3 - Seja fiel a seus princípios;
4 - Cuidado com as concessões;
5 - Tente dizer não.

Com as pressões e dificuldades existentes nos dias de hoje, todos correm o risco de, imperceptivelmente, esquecer seus valores, interesses, qualidades fundamentais, aceitando barganhas que humilham, reduzem e solapam a auto-estima.
Alguma flexibilidade é fundamental, certamente, quando as coisas estão difíceis, mas há um limite e quem passa desse limite acaba angariando pontos negativos para a sua carreira, seja em termos de produtividade, seja em termos de imagem, seja em termos de motivação para o trabalho.

É sempre bom perguntar:

· Será que estou me vendendo por preço vil?
· Se estou, o que posso e devo fazer para sair dessa situação o mais rápido possível?
· Tenho o suficiente poder de barganha para afirmar meus valores? Se não tenho, como devo começar já a buscá-lo?
· Será que a minha fraqueza não provém exatamente do medo e não da falta de poder de barganha?

Em síntese, vender-se barato só quando se quer, ou por tempo curto em que ainda não foi possível preparar a saída. Acostumar-se com o preço baixo, é a morte profissional.

Como Vender o Seu Trabalho - Joe Girard













Antes de vender um produto, o profissional precisa vender sua própria imagem e se convencer de que é o número um.
Essa é a grande lição do livro, que ensina o leitor como tornar-se um líder e um vencedor.

 
José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário