quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Presépio e o Natal...

Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.
Além do Brasil, a montagem do presépio é tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.
Os presépios existem, dos tipos mais variados, desde os mais simples, apenas com a Sagrada Família, até aqueles que trazem muitos personagens e detalhes, como o Presépio do Pipiripau que eu postei aqui no blog.
Abaixo, alguns exemplos de Presépios lindos e bem criativos...

Presépio brasileiro, muito original, feito com palha de milho e casca de coco.



















Presépios do Quênia.








Presépio peruano.















Presépio de Moçambique.

















Presépios portugueses.














Presépios de biscuit.









Presépios de Feltro.




















Presépio de Origami.
















Presépio de Playmobil.














Amanhã eu vou postar sugestões de Presépios de Natal da Verde Que Te Quero Verde...

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário