terça-feira, 24 de novembro de 2009

História e drink da semana - Coquetel cubano completa 100 anos em território americano






















Neste mês de novembro em Washington DC, Estados Unidos, alguns aficionado por coquetéis irão se reunir para comemorar os 100 anos da introdução do famoso coquetel Daiquiri em solo americano.
É bem verdade que quando se fala em Daiquiri muitos se lembram de sua terra de origem, Cuba, e de Ernest Hemingway, autor de clássicos como O Velho e o Mar, Adeus às Armas e Por Quem os Sinos Dobram.
Foi, sem dúvida, a associação do coquetel com a figura heroica e aventureira de Hemingway que deu projeção à bebida.
Por vinte anos, Hemingway viveu na ilha de Cuba e frequentou os balcões dos bares de Havana que se tornaram famosos, como o Floridita, para onde o escritor se dirigia quando buscava um Daiquiri.
Mas o que poucos sabem ou lembram é que foi na capital americana que o coquetel fez sua estreia nos Estados Unidos.
Isso ocorreu bem antes dos anos de 1930, quando Hemingway passou a residir e frequentar os bares cubanos pelos 20 anos seguintes.
Foi em 1909 que o Almirante Lucius Johnson, oficial da marinha americana, trouxe a novidade ao Clube Naval de Washington DC, em 19 de novembro, há 100 anos.
Nessa época, o então pequeno Ernest estava com 10 anos de idade, provavelmente, refrescando-se apenas com limonada e embalando seus sonhos com leitinho morno.

A história do Daiquiri

Em 1898, em Cuba, na pequena vila de Daiquiri, próximo a Santiago, Harry E. Stout e Jennings Cox criaram a mágica de juntar ingredientes simples, como rum, limão, açúcar e gelo, que, após batido em uma coqueteleira e peneirado para dentro de uma taça, mostrariam como era possível equilibrar a força do álcool do rum com a acidez do limão e o doce do açúcar.
A harmoniosa e refrescante mistura, segundo Dale DeGroff em The Essencial Cocktail (Clarkson Potter, 2008) teria sido uma atualização do Grog, bebida criada em 1740 pelo Almirante Vernon, oficial da marinha britânica que deu ordens para que se misturasse água, limão e açúcar à cota diária de rum de seus marinheiros, que já davam sinais de abuso do álcool.
A ideia era criar uma bebida mais diluída e que fosse consumida ao longo do dia, evitando assim que seus marinheiros trançassem as pernas no tombadilho do navio. Retirar a água e acrescentar o gelo à mistura foi a singela mudança de Stout e Cox que fez toda a diferença para transformar aquela bebida rudimentar no internacional Daiquiri.

Receita do Daiquiri

O Daiquiri é um coquetel batido e coado.
Antes de qualquer coisa, encha uma taça do tipo Martini com gelo.
A idéia é que a taça esteja com temperatura baixa no momento de receber o coquetel. O gelo da taça será desprezado antes do Daiquiri ser coado nela.
Em uma coqueteleira acrescente de cinco a oito pedras de gelo;
45 ml de rum branco;
20 ml de suco de limão;
5 ml de xarope de açúcar (partes iguais de água filtrada e açúcar. Leve a água ao fogo até iniciar fervura. Retire do fogo e dissolva o açúcar.)
Bata tudo na coqueteleira e coe o conteúdo na taça de Martini já livre do gelo usado para resfriá-la.
Guarnecer com uma fina fatia de limão (opcional).

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário