quinta-feira, 19 de novembro de 2009

História das árvores de Natal ...

















Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI, como descrito no post "Entendendo melhor o Natal".
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial.
No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
Pesquisando mais, descobri mais coisas a respeito do assunto.
Como já sabemos, o Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo.
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes.
Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
"Árvore de Natal", conhecida em algumas regiões da Europa como a "Árvore de Cristo", desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Nosso Senhor.
Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século XVII, e são provenientes da Alsácia, encantadora província francesa.
Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde.
A "Árvore de Natal" é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.
Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Fonte: Internet.

2 comentários:

  1. Lucinha
    Achava que desmontavam a árvore antes do dia de Reis (06/01)...a casa fica tão linda! Aliás já tô sentindo falta da sua que é linda de viver!
    Beijuuss n.c

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Regina

    Os católicos romanos terminam as festividades do Natal em 06 de janeiro, quando os Reis Magos chegaram a Gruta de Belém.
    Os católicos ortodoxios consideram o dia 06 como o Nascimento de Jesus Cristo.
    Então é muito comum quem segue as tradições e são de outras religiões encerrarem também no dia 06 de janeiro.
    Este final de semana começo a fazer a minha árvore.
    Na próxima semana com certeza estará pronta.

    Beijos

    Lucia

    ResponderExcluir