terça-feira, 19 de outubro de 2010

Análise transacional - VOZES NA CABEÇA...

O Ego Pai assemelha-se a um gravador, repleto de afirmações pré-julgadas e pré-programadas. 
Estas afirmações "gravadas" podem permanecer ativadas, enquanto estamos em nosso Adulto ou Criança e, assim, podemos realmente ouvi-las como "vozes em nossas cabeças". 
As gravações parentais podem ser boas ou más, dependendo de qual "Pai" está no comando. 
Em outras teorias da personalidade, as vozes prejudiciais do Pai Crítico são conhecidas como o severo superego, diálogo interno negativo. 
O Pai Crítico pode fazer afirmações depreciativas, tais como: "Você é mau, estúpido, feio, louco e doente, em suma, você é um fracassado, Não-OK." 
O Pai Nutritivo ama a Criança incondicionalmente e diz coisas do tipo: "Você é um vencedor," "Você é inteligente", "Você é uma princesa" . 
O Pai Crítico pode fazer as pessoas sentirem-se Não-OK e força-las a fazer coisas que elas não querem fazer. 
Para prevenir-se contra o Pai Crítico, as pessoas precisam aprender a desenvolver o Pai Nutritivo, o Adulto e a Criança Natural. 
Por meio de um egograma, podemos demonstrar as forças relativas dos estados de ego de uma pessoa, a qualquer tempo. Isto é muito útil para diagramar o modo como as pessoas mudam no decorrer do tempo; especialmente para verificar como elas diminuem seu Pai Crítico e aumentam seu Pai Nutritivo, Adulto ou Criança.

Fonte: Internet.

Um comentário:

  1. Ola, ha um engano quanto a Analise Transacional, o pai critico nao e' todo ruim e o nutritivo tambem nao e' sempre bom, ambos tem pontos positivos e negativos. A teoria esta distorcida neste texto.

    ResponderExcluir