quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Análise transacional - DECISÕES...

Num ambiente familiar saudável, os pais darão proteção incondicional a seus filhos, a despeito do que eles possam fazer. 
Quando os pais tornam sua proteção condicional à submissão da criança a suas injunções e atribuições, os filhos estarão propensos a desenvolver um script. 
Normalmente, as decisões do script são conscientemente tomadas a fim de acompanhar as injunções parentais, mesmo quando se contrapõem aos mais legítimos interesses da criança. 
Neste ponto, a criança troca sua autonomia pela proteção dos pais para evitar a punição e a crítica. 
Esta decisão envolve uma mudança da posição "Eu sou OK" para a posição "Eu não sou OK". 
Também envolve uma decisão sobre as outras pessoas, se elas são OK. 
Quando as pessoas tomam tais decisões, podem precisar da ajuda de um terapeuta para desfazer-se do script e começar a buscar um curso de vida autônomo ou como afirma Berne: " Terminar este espetáculo e colocar um novo a caminho". 
Quando os indivíduos são ajudados a voltar a suas experiências precoces de infância, que os levaram a tomar tais decisões e que foram necessárias a sua sobrevivência física e psicológica, mas que os estão prejudicando no presente, eles podem tomar novas decisões, ou seja, redecidir comportar-se diferentemente para ter uma vida mais satisfatória. 
É possível observar o script de uma pessoa em breves seqüências de comportamento, chamadas mini-scripts, que constantemente simulam e reforçam o script. 
O fato é que tudo que acontece na vida mental e emocional de uma pessoa reflete-se em seu comportamento. 
Desta forma, ao estudar as transações entre as pessoas, os analistas transacionais são capazes de compreender as razões de determinados comportamentos, ajudando-as a parar com os jogos psicológicos, a mudar seus scripts e a conseguir o melhor de suas vidas.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário