sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise transacional - Eric Berne...



A análise transacional é um método psicológico criado em 1958 pelo psiquiatra Eric Berne de origem canadense e residente nos EEUU, já falecido.
Informalmente conhecida como AT, estuda e analisa as trocas de estímulos e respostas, ou transações entre indivíduos.
O nome original do método é Transactional Analysis.
Os pressupostos básicos foram escritos por Claude Steiner** (Os Papéis que Vivemos na Vida), e são:
1. Todos nascemos OK, isto é, com potencial para viver, pensar, desfrutar.
2. Todas as doenças são curáveis, desde que se encontre a abordagem adequada.

Estes dizeres levam a crer que a AT diferencia caráter e personalidade.
O caráter refere- se as tendências que trazemos, como por exemplo, tendência para a lealdade, passividade, alcoolismo, rebeldia (genética - gestação - parto - desenvolvimento neuromotor).
Já a personalidade constitui-se da educação e sociedade, daquilo que provém do meio externo, ou seja, das informações de pais, professores, religião, cultura.
Parece claro que a personalidade baseia-se também no caráter, mas não o inverso.
A análise transacional é um estudo psicodinâmico, enfatizando que a pessoa pode modificar seus sentimentos, pensamentos e escolhas pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Esta possibilidade é enfatizada em sua teoria básica, vinda de Berne, que são: estados de ego, transações, posição existencial e roteiro de vida.
Nem o caráter, nem a personalidade devem coibir a autonomia possível do ser humano.
Para os Analistas Transacionais, portanto, o ser humano carrega em si a capacidade criativa, e fazendo-se uma metáfora,comparado a uma árvore, teria a seiva que passa pelo seu interior construtiva,a forma de seu tronco seria a personalidade e a madeira que constitui essa forma seria o caráter.
Traduzindo: esta essência boa refere-se à capacidade de viver e ser feliz independente de suas limitações biológicas, culturais e de educação.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário