domingo, 17 de outubro de 2010

SCRIPTS...

Os analistas transacionais acreditam que a maior parte das pessoas são basicamente OK e somente estão em dificuldades porque seus pais (ou outras pessoas adultas e que têm influência sobre os mais jovens) as expuseram a injunções e atribuições poderosas, com efeitos danosos a longo prazo. 
As pessoas, logo cedo, chegam à conclusão de que suas vidas se desdobrarão de uma forma previsível; breve, longa, saudável, doentia, infeliz, feliz, depressiva ou aborrecida, bem sucedida ou fracassada, ativa ou passiva. 
Quando a conclusão é que a vida será má ou auto-destrutiva, isto é visto como um script de vida. 
A matriz do script é um diagrama usado para ilustrar os scripts das pessoas. 
Nele, podemos ver os pais e sua descendência e podemos diagramar as mensagens transacionais- injunções e atribuições- que levaram a criança a abandonar sua posição OK original e substitui-la por uma posição não OK, auto-destrutiva. 
Quando a vida é dirigida por um script, sempre há períodos nos quais a pessoa parece estar evitando seu destino infeliz. Este período aparentemente normal do script chama-se contra-script. 
O contra-script está ativo quando o plano de vida infeliz da pessoa dá lugar a um período mais feliz. 
Contudo, isto é temporário e invariavelmente entra em colapso, dando lugar ao script original. 
As mensagens do script geralmente prevalecem a menos que a pessoa mude seu script. 
Quando os scripts não mudam, eles passam de geração a geração, como "batatas-quentes", dos adultos para as crianças, numa cadeia ininterrupta de padrões comportamentais tóxicos e desajustados.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário