quinta-feira, 27 de maio de 2010

A força da obra de Oscar Wilde...



















Porque falar de Oscar Wilde justamente hoje?
Porque no dia 27 de maio de 1895, Oscar Wilde foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados, ao ser considerado culpado por práticas homossexuais.

"Sou o amor que não ousa dizer o nome."

"Ao lermos a obra de Oscar Wild, percebemos sua força e como ela penetra dentro de nós, alertando-nos para a hipocrisia de uma sociedade, que teima em nunca desaparecer…"

É por isso que Oscar Wilde permanece como uma referência até hoje.
O problema básico da inadaptação social de Oscar foi o fato de ter nascido no momento mais preconceituoso e rígido da História da Inglaterra: o final da era vitoriana.
Naquele contexto tudo era determinado por regras rígidas.
Existiam parâmetros de comportamento, vestuário, atitude, ética, arte e literatura.
E coitados dos que ousassem violar as normas! 

Wilde fazia um estilo marcante com longos cabelos, vestimentas de dândi e paletós sempre ornados com flores.
Ao mesmo tempo, a mente brilhante era influenciada pelas doutrinas de John Ruskin, escritor, crítico de arte e sociólogo, que pregava "a importância da beleza, a dignidade do trabalho e a feiúra das máquinas" e do epicurista Walter Pater, criador do movimento conhecido como "a arte pela arte", de forte apelo hedonista. 

Mudou-se para Londres e começou a ter uma agitada vida social.
Ali, o conservadorismo vigente não deixou passar em branco suas extravagâncias nos quesitos vestimenta e atitude. 

Wilde não se conformou.
Ousou, rompeu com o paradigma, desafiou, perdeu a reputação, enfrentou dificuldades e incompreensões, foi banido de sua terra, caiu em desgraça perante seu círculo pessoal e o mundo literário da época.
Morreu longe de casa, sem nunca mais ver os filhos e passou a ser obrigado a usar um nome falso.
Tudo isso e mais uma condenação a dois anos de trabalhos forçados na prisão de Reading pelo "crime" de ser homossexual. 

Vinte anos tiveram que passar para que seu gênio pudesse ser reconhecido e uma fama triunfal tomasse o lugar do desprezo e do escárnio.















Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, nasceu em Dublin em 16 de outubro de 1854, filho de um oftalmologista renomado e de uma intelectual engajada na luta pela independência da Irlanda.
De formação familiar protestante, estudou na Portora Royal School, no Trinity College de Dublin e complementou sua educação na Universidade de Oxford, onde se filiou à Loja Maçônica ali existente. 

Em 1876, mesmo ano do falecimento de seu pai, começa a escrever poesia a sério e muitos de seus trabalhos são publicados na Irlanda. 

Em 1878, terminou os estudos superiores, já sendo vencedor do prêmio literário Newdigate (Oxford), com o poema Ravenna.
Ravenna, cidade no litoral norte da Itália, que foi a sua melhor recordação de uma viagem de férias, feita três anos antes, em companhia de amigos. Leia mais...

ALGUMAS CITAÇÕES DE OSCAR WILDE

-“O mistério do amor é maior que o mistério da morte”.

-“O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas”.

-“Todo o mundo sabe compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo”.

-“O egoísmo não consiste em vivermos os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da forma como nós gostaríamos. O altruísmo consiste em deixarmos todo o mundo viver do jeito que bem quiser”.

-“Um homem que não tem pensamentos individuais é um homem que não pensa”.

-“Hoje em dia tendemos a considerar a vida como uma investigação teórica, mas ela não é uma investigação: é um sacramento; o ideal dela é o amor, sua purificação é o sacrifício”.

Fonte: Oscar Wilde
Bianca de Moura Wild. Leia mais...

Um comentário:

  1. QUANDO OSCAR WILD DE CARA COMECEI COM O RETRATO DE DORIAN GRAY. ME APAIXONEI E DESDE ENTÃO ELE SE TORNOU UM DOS MEUS AUTORES PREFERIDOS.

    ResponderExcluir