segunda-feira, 17 de maio de 2010

17 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO...

Na era da revolução tecnológica é preciso estar ligado...



















"Na era da revolução tecnológica, a informação e o conhecimento são elementos fundamentais na produção e distribuição da riqueza dentro da nova econômia.
O acesso à informação e ao conhecimento é essencial se pretendermos vencer a fome, proteger o meio ambiente e alcançar novos patamares de desenvolvimento humano."


O Dia Mundial da Sociedade da Informação foi instituído no dia 17 de Maio por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, dando sequência ao encontro da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, ocorrido em Túnis, em 2005.
O dia era anteriormente conhecido como Dia Mundial das Telecomunicações, para comemorar a fundação da União Internacional de Telecomunicações, ocorrida em 17 de Maio de 1865.
O primeiro Dia Mundial da Sociedade da Informação foi comemorado em 17 de maio de 2006.
Portanto, desde 2006, países do mundo inteiro celebram, na data de 17 de maio, o Dia Internacional da Sociedade da Informação.
Esta data marca também a fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que ocorreu em 17 de Maio de 1865 em Paris e que se tornou, desde 1947, o órgão das Nações Unidas especializado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
O intuito da Cúpula mundial é de criar uma sociedade da informação aberta a todos, inclusiva, centrada nas pessoas, baseada no conhecimento, e orientada para o desenvolvimento humano.
As tecnologias de informação e comunicação apresentam vantagens notórias, possibilitando e democratizando o acesso ao conhecimento, reduzindo custos, incluindo pessoas, oferecendo novas oportunidades, e aumentando a eficiência econômica.
O principal objetivo do dia é chamar a atenção de todo o mundo para as mudanças da sociedade proporcionada pela Internet e pelas novas tecnologias.
A data também tem como objetivo ajudar a reduzir a exclusão digital.
O Dia Internacional da Sociedade da Informação é, portanto, um momento de reflexão e debate sobre as necessidades e os caminhos para diminuir as desigualdades entre os povos e as regiões no que se refere ao acesso, produção, gerenciamento e disseminação do Conhecimento e suas tecnologias no mundo contemporâneo.

Fonte: Internet e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário