domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ouro Preto recupera tradições do Carnaval - “Vem pra rua brincar de novo”...

Neste ano, o Carnaval Tricentenário de Ouro Preto, em comemoração aos 300 anos de elevação de Vila Rica, celebra o resgate cultural da cidade com o tema “Vem pra rua brincar de novo”...

No ano em que Ouro Preto comemora o Tricentenário da Criação de Vila Rica, o carnaval da cidade faz da memória o principal mote para a diversão.
Inspirada na decoração, músicas e alegorias de outros tempos, a folia de 2011 promete ser especial, principalmente, para os moradores da cidade.
Cerca de 30 mil turistas são esperados na cidade, que conta com infra-estrutura completa para realizar a festa, além da segurança necessária para o evento.
O objetivo neste ano, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, é trabalhar a sustentabilidade.
O Carnaval de Ouro Preto integra o Carnaval das Cidades Históricas de Minas Gerais junto com Diamantina, Mariana, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes, cidades que têm o objetivo de resgatar as melhores manifestações carnavalescas.

Decoração

Em 2011, a decoração tem como inspiração o carnaval de 1982.
Uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (Adop) e a Prefeitura da cidade tornou possível a contratação de 73 artistas e outras pessoas da comunidade.
Eles estão produzindo balaios coloridos, feitos com bambu, que darão forma a 400 lanternas.
Este material será espalhado por todo centro.
Além disso, 20 bonecões, de 2,5 metros, enfeitam os palcos da cidade durante os dias de festa. Para finalizar a decoração, seis mil metros de cordões de sisal, com franjas de plástico colorido, farão um zigue-zague de cores nas ruas da folia.
Além dos artesãos dos distritos de Lavras Novas e Chapada, dos artistas plásticos vinculados à Casa das Artes, em Ouro Preto, e também das costureiras, reeducandos do Programa Liberdade e Assistência ao Encarcerado de Ouro Preto (Prolae) fazem parte da equipe da decoração do Carnaval 2011.

Circuito do Carnaval

Os tradicionais blocos desfilam pelas ruas da antiga Vila Rica a partir da quinta-feira, 3 de março.
Uma novidade neste ano é o Circuito do Carnaval que vai da Praça Antonio Dias, no bairro Antônio Dias, ao Largo da Alegria, no centro.
Cada espaço de concentração para eventos recebeu o nome de uma personalidade que faz parte da história de Ouro Preto.
O Espaço Tunico Zelador na Praça Tiradentes é uma homenagem ao ouro-pretano Tunico Jones.
O Espaço Galanga, no estacionamento da Escola Dom Pedro II, é para homenagear Chico Rei.
Além destes, há também o Espaço Clube dos Batutas no Largo do Cinema, o Espaço Candonguêro que fica no Largo da Alegria e o Espaço Zé Pereira no bairro Antônio Dias.
Uma banda diferente se apresenta nestes locais todos os dias da folia.

Infra-estrutura

Para receber os foliões com conforto e segurança, a Prefeitura investiu bastante em infra-estrutura.
Além dos seis palcos com sistema de som e luz completo na sede do município, os distritos de Santa Rita, Cachoeira do Campo, de Santo Antônio do Salto, Lavras Novas e Antônio Pereira receberão shows à noite e carnaval infantil durante o dia.
Já nos distritos de Rodrigo Silva, Santo Antônio do Leite, São Bartolomeu e Amarantina, a festa será com som mecânico.
Cem banheiros químicos serão distribuídos pela cidade atendendo a demanda nos dias de folia.
Já o comércio ambulante conta com 80 vendedores e o número de barracas será de 35.
Além do reforço da Polícia Militar, a Prefeitura contratou mais 60 seguranças particulares garantindo maior tranqüilidade para os foliões.

Apoio de vários setores da Administração

Durante os dias de folia, a Prefeitura vai intensificar suas atividades para o bem estar da comunidade.
Em convênio com o Corpo de Bombeiros, serão disponibilizados carros de resgate para atender emergências, além dos ambulatórios que serão montados pela Secretaria de Saúde.
A Santa Casa e o Samu também estarão de plantão.
Em 2011 a Secretaria de Saúde conta ainda com um novo suporte, a Unidade Móvel de Saúde, um veículo equipado com um consultório médico e de enfermagem.
Isso sem falar na Vigilância Sanitária, responsável por uma intensa fiscalização para garantir a qualidade dos alimentos e hospedagens para os foliões.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário