"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."
(Peter Drucker)
"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação."
(Peter Drucker)
O termo Administração por Objetivos apareceu por volta de 1954, com a publicação do livro “Administração por Objetivos” de Peter Drucker.
Administração por Objetivos (APO) ou Management by objectives (MBO) é um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionários desempenhem as suas atividades em função desses objetivos e que os compreendam.
A APO avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.
Características:
- Estabelecimento conjunto de objetivos entre executivo e seu superior;
- Estabelecimento de objetivos para cada departamento;
- Integração dos objetivos departamentais;
- Elaboração de planos táticos e operacionais;
- Mensuração e controle dos resultados;
- Sistema continuo de avaliação;
- Revisão e reciclagem do plano;
- Participação atuante da chefia;
- Apoio intensivo do Staff.
Qualquer gestor facilmente encontra problemas em compreender e concordar com os funcionários, que é o que se pretende atingir.
A APO consiste, basicamente, num processo que requer a identificação e descrição precisas de objetivos (a atingir) e prazos para conclusão e monitorização.
Os objetivos podem ser divididos em:
- Estratégicos:
Quando englobam toda a organização de modo que seja executado em longo prazo.
- Táticos:
Quando são distribuídos para cada departamento da organização que prevê a interação entre departamentos e sua execução em médio prazo.
- Operacionais:
Quando são focados para cada atividade, exercida pelos funcionários onde se pode tornar detalhado e executado em curto prazo.
Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário