quarta-feira, 31 de março de 2010

Semana Santa em Ouro Preto...























A Semana Santa em Ouro Preto é uma das expressões mais altas da religiosidade dos mineiros e força das raízes culturais do barroco.
Segundo estudiosos é o momento em que a antiga capital mais se identifica com o seu ambiente, ao fundir cenário e atores num espetáculo único, marcado pela fé e pela arte.
Visitantes do país e do exterior acorrem a Ouro Preto, atraídos pelo encantamento da celebração.

Programação da Semana Santa em Ouro Preto - 2010

Programação:

SOLENIDADES DA SEMANA SANTA
ARQUIDIOCESE DE MARIANA
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PILAR
OURO PRETO – 2010

QUINTA-FEIRA SANTA - Dia 01 de Abril

Celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

17h - Missa Solene Cantada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar presidida por sua Eminência Revma. Sr. Dom Serafim Fernandes de Araújo, DD. Cardeal da Igreja e Arcebispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte. Sermão recordando a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Participação do Coral Cristo Rei – Regência Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra. Desnudação dos Altares da Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. Trasladação do Santíssimo Sacramento para a Capela do Senhor do Bom Fim E Agonia. Adoração do Santíssimo Sacramento até as 20 horas, sob a Coordenação dos Ministros Extraordinários da Eucaristia.

18h – Missa na Igreja Senhor Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo Revmo. Sr. Cônego Jadir Trindade Lemos.

Confissões: Das 9h às 13h30 na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar.

Cerimônia do Lava-Pés e do Mandatum

20h30 – “Cerimônia do Lava Pés e Sermão do Mandatum” pregado pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom José Belvino do Nascimento, bispo emérito da Diocese de Divinópolis – MG no Largo Da Igreja Nossa Senhora Do Rosário. Participação do Coral São Pio X – Regência Geraldo Magela Murta

SEXTA-FEIRA SANTA - Dia 02 de Abril

Celebração da Paixão e Morte do Senhor

6h – Caminhada da Penitência e celebração da Via-Sacra, saindo da Capela de São Cristóvão até o Morro da Forca, sob a Coordenação da Congregação Mariana.

9h – “Sermão das Sete Palavras de Cristo na Cruz”, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar pregado pelo Revmo Sr. Pe. Edmar José da Silva, Diretor da Comunidade Vocacional da Filosofia, Vigário Paroquial de Santa Ifigênia. Participação do Coral Cristo Rei - Regência Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra de Oliveira.

15h – Solene Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Sermão pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Luiz Antônio Reis Costa, Chanceler do Arcebispado de Mariana e Capelão do Educandário Santo Antônio – Ouro Preto. Veneração coletiva da Cruz. Canto dos Impropérios pelo Coral Santana – Regência: Luiz Barbosa Filho. Comunhão Eucarística dos Sacerdotes e fiéis.

20h - Largo da Igreja Nossa Senhora do Rosário - Descendimento da Cruz. Sermão pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Tarcísio Sebastião Moreira, Pároco de Cristo Rei e Coordenador do Departamento Arquidiocesano para as Obras Sociais. Procissão do Enterro encerrando no Santuário Nossa Senhora da Conceição. Participação especial do Figurado Bíblico, Anjos de Prata e Anjinhos, Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras de Ouro Preto. Verônica: Maria de Castro Magalhães; Carpideiras: Efigênia de Paula Pascoal, Fabiana Dias Romero, Rubênia Gonçalves Amaro Alves, Magda Pilar Monteiro, Maria dos Anjos Araújo e Betânia dos Anjos do Carmo.

Confissões: Das 9h às 11h30 na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar e na Capela Senhor do Bom Fim e Agonia.

SÁBADO SANTO - Dia 03 de Abril

Celebração da Vigília Pascal

21h – Solene Vigília Pascal na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar. Bênção do Fogo Novo, do Círio Pascal e Canto do Exultet. Bênção da Água. Renovação das Promessas do Batismo. Missa Solene presidida por Dom Francisco Barroso Filho. Participação Coral de Santana – Regência Luiz Barbosa Filho.

Confissões: Das 9h às 11h30 na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar e na Capela Senhor do Bom Fim e Agonia.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO – Dia 04 de Abril

7h - Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, presidida pelo pároco Pe. Marcelo Moreira Santiago e concelebrada pelos sacerdotes que auxiliam as festividades da Semana Santa. Participação do Coral Nossa Senhora da Assunção – Regência Maria da Glória dos Anjos Felipe

8h30 - Procissão da Ressurreição da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar para o Santuário Nossa Senhora da Conceição. À chegada, Solene Bênção do Santíssimo Sacramento. A seguir, no interior do santuário, Missa festiva

9h – Missa na Igreja Senhor Bom Jesus Matosinhos, presidida pelo Revmo. Sr. Cônego Jadir Trindade Lemos

16h – Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

17h – Missa na Capela de São Sebastião.

19h - Missa Solene Cantada na Igreja Matriz Nossa Senhora Do Pilar, presidida por Dom Francisco Barroso Filho, com sermão alusivo pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Reitor do Seminário São José de Mariana. Coroação da Imagem de Nossa Senhora. Te Deum. Participação do Coral Francisco Gomes da Rocha - Regência: Alcindo Alves Filho.

Dia 04 de abril às 15 horas ao lado da Capela do Senhor do Bom Fim e Agonia, Queima do Judas e a Marcha da Bandalheira.

Fonte: Internet.

2 comentários:

  1. Parabéns!!! O seu blog foi escolhido como o destaque de Março por: "Histórias, Contos e Cia.", faremos um vídeo, com o seu rosto para ficar no nosso blog: danielrodrialmeilei.blogspot.com

    Reclamações: evie um e-mail para: danielrodrialmeilei@gmail.com

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel!!!


    Adorei o seu comentário e estar no seu blog como destaque.
    Passo a semana a mais de 20 anos em Ouro Preto.
    E há dez anos tenho uma casa “um Bom Será”, na Rua Alvarenga que é simplesmente
    delicioso.
    Além de conviver com os artistas nas várias formas de expressar sua arte, somos todos os dias surpreendidos com mais novidades.
    Esta semana falarei com destaque deste feriado que é o “ponto alto” do turismo de Ouro Preto.
    Vai ser muito bom compartilhar com você.
    Vou te visitar também em seu blog e obrigada pelo seu carinho.

    Beijos


    Lucia

    ResponderExcluir