segunda-feira, 15 de março de 2010

Comprometimento: Um passo a mais - Carlos Eduardo Oshiro

Em recente pesquisa realizada com milhares de empresários no mundo todo, chegou-se a conclusão de que: o que mais os profissionais, que exercem cargos de liderança, querem de seus colaboradores, é o comprometimento.
Afinal, o que é comprometimento?
Comprometimento é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha solicitado.
Resumindo, é você surpreender as pessoas.
O que acontece hoje nas empresas, são profissionais realizando estritamente o necessário, ou seja, eu faço o que o meu cargo compete, o restante não é comigo.
Quantas vezes não fomos em alguma empresa, (em órgãos públicos isso é uma constante), para resolver algum tipo de problema, e as pessoas nos foram passando para outras, dizendo que a pessoa responsável não era ela.
Quando nos dirigimos à alguma empresa, qualquer pessoa que vemos com crachá, nós o identificamos como representante da corporação, independente de ser a copeira, o atendente ou o diretor.
O compromisso em resolver o problema das pessoas, independente da sua responsabilidade, é um grande exemplo de comprometimento.
Um exemplo simples e clássico de descomprometimento é, colaboradores passarem por um pedaço de papel jogado no corredor da empresa, e não terem o compromisso de se agacharem e jogar o papel no cesto de lixo, “porque ele não é funcionário da limpeza”.
Quantas vezes ficamos a mais na empresa, sem ganhar horas extras, pelo compromisso de apresentar aquele relatório no outro dia?
Enfim, tudo que você faz a mais, sem o interesse de obter alguma vantagem é o que faz a diferença hoje no mundo corporativo; e é o que cada vez mais os chefes buscam.
O comprometimento também sai da alçada profissional e chega até nossa casa.
Será que na minha vida pessoal, eu sou comprometido com a minha família?
Será que sou comprometido com o sucesso profissional da minha esposa, ou do meu marido?
O que eu faço a mais para que isso aconteça?
Eu dou a minha colaboração?
Em todos os caminhos de nossa vida, nós vamos nos deparar com o comprometimento ou não, de outras pessoas, ou da empresa na qual trabalhamos.
E é esse diferencial que traz a credibilidade e o sucesso de pessoas e empresas.
Sabe aquela pessoa que independente de qualquer situação, você sabe que pode contar com ela?
Esse é outro exemplo de comprometimento.
Após tantos exemplos, se a “ficha ainda não caiu”, vamos resumir comprometimento em uma única frase:

“Pessoa comprometida é aquela que é pau para toda obra”.

Você é assim?
Se não, então é melhor você rever seus conceitos.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário