sábado, 13 de março de 2010

Mulheres que fizeram história - Uma heroína brasileira...
























Bárbara Pereira de Alencar (Exu, 11 de fevereiro de 1760 — Fronteiras, 18 de agosto de 1832), foi uma revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador.
Mãe de José Martiniano Pereira de Alencar, Tristão Gonçalves e Carlos José dos Santos também revolucionários.
Era avó do escritor José de Alencar.
Uma das primeiras mulheres a envolver-se em política, foi presa em Fortaleza em 1817 por participar de movimentos em prol da Independência do Brasil e por tentar livrar da prisão um irmão e três filhos (dois deles morreram fuzilados).
Foi encarcerada no Recife e em Salvador, e sofreu toda sorte de humilhações na prisão, sendo solta em 1821 por ocasião da Anistia Geral.
Participou ativamente da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador, duas das maiores e mais destacadas revoluções em prol da libertação do Brasil.
É considerada a primeira presa política do Brasil.
A heroína republicana nasceu na fazenda Caiçara de propriedade de seu avó Leonel Alencar Rego, patriarca da família Alencar. Adolescente, Bárbara mudou-se para a então vila do Crato, no Ceará, e casou com o comerciante português, José Gonçalves do Santos.
Morreu depois de várias peregrinações em fuga da perseguição política em 1832 na cidade piauiense de Fronteiras, mas foi sepultada em Campos Sales, no Ceará.
Seu túmulo está em processo de tombamento.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário