segunda-feira, 6 de julho de 2009

sinfonia cultural em Ouro Preto - segundo ato ...

O nosso segundo dia em Ouro Preto aconteceu de forma tão descontraída e natural que nem precisávamos ter combinado tudo na noite anterior.
Meu marido R foi trabalhar e nós, as três amigas de infância, fomos passear.
Descemos a Rua Alvarenga e fizemos o circuito que normalmente faço.
Claro que não perdi a oportunidade de gritar o nome do meu amigo J, que agora mora em BH, quando passei em frente a sua antiga casa.
Saudades...
Encantada com tanta gente pelas ruas da cidade naquela maravilhosa manhã, nossa amiga R nos disse que o fim de semana em Ouro Preto lembrava muito os programas que ela fazia em Praga e outras charmosas cidades da Europa.
Passamos pela casa que costumamos chamar de “Casa de Santos Dumont”, que pertence ao irmão do meu marido R, um expertise em Santos Dumont e que merece um novo e especial post.
Passamos pelo Hotel do Rosário, a livraria e todas as lojas e restaurantes que ficam na Rua 23.
Ficamos paradas por horas, extasiadas, vendo um casamento nos jardins da Pizzaria Passo, com a cerimônia sendo acompanhada por uma Orquestra de Câmara simplesmente maravilhosa.
Parecia cena de filme.
Passamos pela Casa dos Contos e admiramos a beleza do Chafariz que fica em frente ao Cine Vila Rica e fomos ainda ao Ministério Público e ao Grande Hotel, projeto de Niemayer.
Subimos a Rua direita e continuamos nos encantando com tudo que encontrávamos.
Paramos no Café das Gerais e nos deliciamos com os trabalhos da proprietária e artista Eunice Trópia, que sabe mesclar como ninguém o clássico ao contemporâneo e o Vintage.
Fomos ainda ao Museu do Guignard e ficamos nos divertindo com suas histórias pitorescas e seus amores platônicos.
A amiga L ficou íntima de um casal gaúcho que passeava pelo local e na saída, já se sentindo quase uma ouro-pretana, cumprimentou euforicamente o Prefeito Ângelo Oswaldo, que estava chegando para uma reunião no museu.
Ficamos sabendo mais tarde que o irmão de meu marido R foi empossado diretor do museu.
Passamos pela Praça Tiradentes e fomos ao Museu do Oratório e ao Teatro da Ópera que foi restaurado e está simplesmente maravilhoso e aproveitamos para pegar convites para o Show de um artista francês que tocaria Tom Jobim naquela noite e passamos ainda pelo Deguste, um restaurante muito charmoso de comida mineira e fomos conhecer a pousada que fica no segundo andar do mesmo.
Nossa amiga L recebeu um convite para uma exposição de Jóias que aconteceria no local e ficou empolgadíssima com o programa, prometendo voltar.
Ligamos então para o meu marido R e marcamos de nos encontrar na Pousada do Mondego, para que nossas amigas pudessem conhecer um dos mais lindos e aconchegantes lugares de Ouro Preto, um dos projetos preferidos do meu marido R.
Continua...

2 comentários:

  1. Eu adoooro quando vc escreve... Suas coisas, entendeu????!!!rsrsrs
    Estou aguardando ansiosa o continua...Que nem capítulo de novela!
    Beijuuss no coração.

    ResponderExcluir
  2. Segundo ato,barbaro, gostei,gostei.
    Esta novela está otima. Abraços.
    Regina Brito

    ResponderExcluir