sábado, 16 de abril de 2011

Semana Santa em Ouro Preto...

Semana que vem já é Semana Santa.
Não preciso nem mencionar que o tempo está voando.
Bem, mais um feriadão, bom pra descansar, pensar na vida, rever projetos, namorar, se situar, quem sabe se comprometer mais, meditar ou simplesmente rezar.
Para os que são de rezar, rezar, para os que são de família, curtir os seus, para os que são de amigos e festas, aproveitem e para os que preferem descansar, uma bela oportunidade.
Eu vou um pouco de tudo isso e em Ouro Preto, uma boa sugestão, não acham?


A Semana Santa em Ouro Preto é considerada uma das mais tradicionais do Brasil.
Além do cenário propício e que relembra a paixão de Cristo, diversos são os atos religiosos, pontos de referências para as celebrações.
Muitos deles permanecem em atividades desde o século XVIII e envolvem as duas paróquias seculares da cidade, de forma alternada.
Os grandes momentos das celebrações estão nas cerimônias que atestam a particularidade de cultura religiosa em Ouro Preto.
Junto aos ritos religiosos existe uma produção na cidade para receber milhares de turistas. Concertos envolvendo repertórios de música sacra colonial composta em Vila rica e Região, quando do Ciclo do Ouro, encenações litúrgicas nas Escadarias e Adros das Igrejas, Via Sacras com quadros vivos, produção de spots, filmes e folheteria, com o histórico e a descrição das cerimônias, indicando rituais e locais, exposições de artes em diversas salas e galerias da cidade, confecção de tapetes artesanais e decorativos, por cerca de 22km, feitos com serragem, borra de café, raspa de couro, cal branco.


Leia também:


Tapetes de serragem: Tradição de Ouro Preto


Um comentário:

  1. Oi, Lucia! Sua cidade é um sonho que hei de alcançar algum dia. Gostaria de ir não apenas para conhecer, mas para sentir a atmosfera barroca que inebria a todos que aí vão. Prazer estar no Jardim das Letras! Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido-te para que leia e comente http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir