sexta-feira, 1 de abril de 2011

O outono e suas características...

Para comemorar a minha estação favorita, o outono, uma canção linda do Djavan e um poucas das caracteristicas dessa estação...




O planeta Terra possui quatro estações do ano (outono, inverno, primavera e verão).
Isso se deve à diferença de radiação solar que incide sobre a superfície terrestre durante uma época do ano, fato provocado pelo movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol) e pela inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital.
O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias.
Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores.
Como vivemos num país de clima tropical, as estações não são bem-definidas.
Naturalmente, apresentam alguma diferença entre si, mas não tão acentuadamente como nos países de clima temperado.
Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos.
Há arvores que perdem suas folhas no outono, principalmente nas regiões frias.
E sem folhas, elas atravessam o inverno, voltando a brotar semente na primavera.

Por que as árvores perdem suas folhas?

A energia de que a planta necessita para se manter viva vem da luz solar.
Com os dias mais curtos do outono e a conseqüente redução da luz disponível, as árvores precisam economizar energia e o fazem retirando nutrientes das folhas e concentrando no caule.
Sem nutrientes, as folhas ressecam e caem.
Mas a árvore permanece viva porque, apesar da menor intensidade de luz, ela consegue produzir energia suficiente para sustentar seu corpo sem as folhas.
Portanto, é durante o outono, quando elimina todas ou parte de suas folhas, que as árvores se preparam para atravessar o inverno.
Quando a primavera chegar e a temperatura voltar a subir, a energia armazenada no caule será usada para gerar novas folhas, flores e frutos.

Época de cuidar da pele

Depois dos excessos de verão, quando algumas vezes as pessoas se expõem ao sol sem os devidos cuidados, chega o tempo de cuidar da pele – recuperando a saúde e o viço.
O outono é uma boa época para se submeter a um check-up dermatológico.
Na opinião de Rafael Ayoub, coordenador médico do Check-up CDB, do Centro de Diagnósticos Brasil, o principal objetivo dessa avaliação é orientar os pacientes, de modo adequado e personalizado, a prevenir doenças de pele no futuro.
“Além disso, quando uma doença é detectada em estágio inicial, maior é a chance de cura”.
De acordo com o médico, o check-up dermatológico prevê uma avaliação minuciosa não apenas da pele, mas também de pelos e unhas.
“Além de procurar lesões, diagnosticamos alterações e patologias em todo o tecido cutâneo.
A incidência de câncer entre as doenças típicas da pele é alta e nos preocupa muito o fato de essas ocorrências estarem aumentando no Brasil, independentemente de sexo ou idade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário