domingo, 24 de abril de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã...

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) e vai até 13 de maio.
No período, devem ser imunizados idosos, indígenas, gestantes e crianças entre seis meses e menos de dois anos de idade (os dois grupos haviam sido incluídos excepcionalmente na vacinação contra o H1N1 no ano passado).
A meta do governo federal é vacinar 23,8 milhões de pessoas contra três tipos de vírus, inclusive o H1N1.
Cada pessoa deve tomar uma dose da vacina, com exceção das crianças, que têm que receber duas (a segunda 30 dias após a primeira).
A única contraindicação é para pessoas com alergia a ovo.

Em Belo Horizonte

Secretaria Municipal de Saúde vai imunizar mais de 300 mil pessoas em Belo Horizonte
Começa na próxima segunda-feira (25/04), a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe para população de 60 anos ou mais.
Este ano, além dos idosos, serão vacinadas também as crianças de seis meses a 23 meses, as gestantes, os trabalhadores de saúde e a população indígena.
O público-alvo deve procurar um dos 147 centros de saúde da capital.
A grande novidade este ano é que uma única dose da vacina assegura a proteção das pessoas contra a gripe sazonal e a influenza A H1N1.
Até o dia 13 de maio, quando a campanha será encerrada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) espera imunizar 387.785 pessoas.
Só não deve tomar a vacina, quem tem alergia à proteína do ovo.
As crianças menores de nove anos, ao receberem a vacina pela primeira vez, deverão tomar a vacina em duas doses, respeitando um intervalo de 30 dias entre uma dose e outra.
Durante a campanha, serão contratados 114 auxiliares de enfermagem e dois enfermeiros para reforçarem as equipes da sala de vacina das unidades de saúde.
O objetivo da campanha é reduzir a morbimortalidade (internações e óbitos) pelas complicações advindas do vírus influenza (pneumonias, broncopneumonias, etc.)

Cadastro da população acamada

Entre o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, aquelas pessoas que se encontram acamadas ou impossibilitadas de se locomoverem receberão a vacina em casa.
O cadastro pode ser feito por familiares ou responsáveis nos centro de saúde mais próximo da residência ou por meio da Ouvidoria do SUS-BH pelo telefone 3277-7722.
O cadastro, que começou a ser feito no dia 4 de abril, vai até o próximo dia 30.
A expectativa é que cerca de 4 mil pessoas recebam a vacina em seu domicilio.
Em 2010, Belo Horizonte superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe A (H1N1), quando foram vacinadas 100,6% do público-alvo, o que corresponde a mais de 1,2 milhão de pessoas vacinadas.
Contra a gripe sazonal, foram vacinadas 212.991 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 75% do público-alvo (285.247 pessoas).

Fonte

Um comentário:

  1. Se o telefone da Ouvidoria do SUS-BH 3277-7722 atendesse para se cadastrar idoso deficiente para receber a vacinação em domicilio seria maravilhoso, mas o telefone chama ate desligar e as vezes percebe-se que alguem atende mas somente tira o fone do gancho. Isso é Brasil.....

    ResponderExcluir