quarta-feira, 17 de junho de 2009

Uma flor especial no meu jardim, a empreendedora cultural Angela Gutierrez...

O meu “Jardim das Letras” foi criado para que eu pudesse interagir mais, no meu dia a dia, com as artes e as pessoas.
Música, literatura, artes cênicas, artes plásticas, dança, livros, cd’s, filmes, seus “criadores e criaturas”.
Neste post resolvi homenagear alguém que eu admiro muito e que tenho o privilégio de conhecer.
Empresária e colecionadora de arte, Angela Gutierrez, especialista em Arte Sacra, ex-secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais, alguém que realmente faz a diferença.
Como tenho uma casa em Ouro Preto e sentindo de perto a importância da memória cultural e sabendo da sua importância como pesquisadora do Barroco Brasileiro, dedico esse post a ela, ao Museu do Oratório e o Museu de arte e ofícios...








Inaugurado em Ouro Preto, em outubro de 1998, o Museu do Oratório apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.
Visitado anualmente por mais de 50 mil pessoas, o Museu do Oratório está instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814) – o mais importante escultor barroco do Brasil em todos os tempos.








O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.
Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.
O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais.
O Museu do Oratório, bem como o Museu de Arte e Ofício em Belo Horizonte estão vinculados ao Instituto Cultural Flávio Gutierrez - ICFG, fundado e presidido por Angela Gutierrez.
O ICFG tem por objetivo a preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural brasileiro, atua especialmente no desenvolvimento de projetos museológicos e museográficos e coordena projetos editoriais focados na área de patrimônio e desenvolve projetos educacionais e culturais.
Adorei e sugiro um passeio pelos sites:
http://www.museudooratorio.com.br
http://www.mao.com.br

2 comentários:

  1. Lúcia, concordo com vc! Acho Angela sensacional! A diferença entre as pessoas comuns e as que ficam para a história é a vontade de realizar, de fazer a diferença. No meu blog eu lanço uma campanha para mudarmos o nome da Praça da Estação para Praça Angela Gutierrez!
    Beijos,
    Kika

    ResponderExcluir
  2. Kika

    Que bacana ...
    Vamos divulgar é muito merecido, estamos carentes
    de empresários com esta visão cultural e social.
    Conte comigo para esta campanha.


    Beijos

    Lucia

    ResponderExcluir