domingo, 28 de junho de 2009

sinfonia cultural em Ouro Preto - primeiro ato ...

Ouro Preto sempre me encanta e fascina.

Saímos de BH para um final de semana em Ouro Preto, eu, meu marido R e duas de suas amigas pintoras, “as meninas do Richard”.
A idéia era desfrutarmos um belo e cultural fim de semana.
Lembrando como meu marido R é cuidadoso e atencioso, fiquei pensando em como ele planejou tudo direitinho: com a companhia das “meninas”, ele poderia trabalhar em paz e eu poderia sair tranqüila por Ouro Preto, para o que gosto de chamar de “circuito cultural”.
Eu, que já sabia do Festival de Cinema que estava acontecendo na cidade, viajei empolgada com as inúmeras possibilidades artísticas que nos aguardavam.
As “meninas”, segundo me confidenciaram na volta, por terem mais intimidade com meu marido R e me conhecerem pouco, apesar de alegres, estavam um pouco apreensivas.
Pode?
Medo infundado.
Foi tudo maravilhoso e acho que todos comungam da mesma opinião.
Logo que chegamos, na tentativa de explicar para minhas novas amigas o que seria um “Bom Será”, fomos lá fora para ver a fachada do conjunto de casas da nossa rua.
Mais tarde, fui pesquisar no Google e para minha surpresa, pasmem, encontrei um foto da minha rua:

















Milton F. Athayde, em maio 6, 2008, disse:
"Bom Será" da Rua Alvarenga. Conjunto de sete casas geminadas. Comum em outras áreas em Ouro Preto. Reza a lenda, que ganhavam esse nome porque neste tipo de construção, bom será que todos se dêem bem.



Elas adoraram tudo, a casa, os programas e fizeram todos os comentários necessários para que o ego do meu marido R chegasse a estratosferas ainda nunca alcançadas.
Todo sorridente, ele nos convidou então, para um passeio pela sua obra da casa, toda charmosa, da sua cliente Maria Elvira e lá fomos nós, felizes, parecendo estar em uma excursão de colegiais.
Uma maravilha!
Aproveitamos para conhecer a Galeria de Arte Nello Nuno que pertence a Prefeitura e onde funciona uma Escola de Arte, tudo na charmosa Rua Alvarenga.
A Rua Alvarenga, além de charmosa, tem os mais interessantes moradores e vizinhos de Ouro Preto, que vale um post futuro e especial.
Voltamos para casa e brindamos com um delicioso prosseco, a nossa estadia em Ouro Preto, viagem que deixaria saudades em todos nós.
Meu marido R voltou ao trabalho e nós três, em poucos minutos, nos tornamos “inseparáveis amigas de infância”.
Fizemos fofocas, falamos de tudo, de arte, da rua, da nossa casa, da obra do meu marido R, da galeria e da escola e principalmente da empreitada que teríamos pela frente para registrar todos os momentos, incluindo as fotos que tiraríamos para o meu blog.
O “passo a passo” do nosso fim de semana e outras surpresas interessantes como uma nova missão para meu marido R, que vou contar mais adiante.
Fomos então, dar uma volta pela cidade, combinando uma providencial paradinha no Passo para comer uma pizza.
Como estávamos conectadas e antenadas, a primeira parada foi logo no Cine Vila Rica.
Ficamos encantadas com a banda que estava se apresentando por lá.
Vale ressaltar que, assim como meu marido R, sua amiga L, mais parece um “galho de enxurrada”. Pára toda hora para conversar com todo mundo.
Em poucos minutos já sabíamos tudo sobre todos os eventos e fomos assistir a abertura do festival, que contou com a presença de Cacá Diegues, Zezé Motta, o Pró-Reitor da Faculdade de Cinema de Ouro Preto e todos os responsáveis pela “Quarta Mostra de Cinema de Ouro Preto”.
As amigas R e L, que já tinham encontrado vários conhecidos, estavam se “sentindo em casa”, conversando com o Prefeito Ângelo Oswaldo e todos os participantes do festival. A amiga L ficou responsável pelas fotos.
O filme que abriria a mostra seria o famoso “Chica da Silva”, protagonizado por Zezé Motta.
Como já tínhamos assistido ao filme, saímos de lá, felizes e satisfeitas e fomos para o Passo, encerrar a nossa “primeira noite cultural”, com uma deliciosa Pizza, muitas palavras e inúmeras risadas.
Aguardem o segundo e terceiro ato da nossa sinfonia cultural em Ouro Preto...


3 comentários:

  1. Fiquei com inveja! É, assumidamente... Saudades da "minha suite", da minha "Pousada do It", das risadas à base de Prosseco, do sobe e desce e das conversas na cozinha! Quanta pretensão, né? Chamar de MINHA! Mas como falo sempre pró Zé e Syl: quando os anfitriões deixam a gente tão à vontade, recebem com só amor (arte de poucos)a gente acredita realmente que a casa é tb nossa!BOM SERÁ EU LOGO VOLTAR!

    ResponderExcluir
  2. Linda

    Fico cada dia mais envaidecido com o seu carinho por todos os meus amigos.
    Você torna tudo tão especial.
    Acho que consegui transformar a nossa casa em um pouso de amigos.
    Vamos talvez no futuro evoluir para uma Pousada It,claro com toda a supervisão da Regina

    Beijos
    Richard

    ResponderExcluir
  3. Regina,Richard

    Podem contar com a casa de Ouro Preto ela fará parte do nosso projeto "Apart Hotel" para Terceira Idade.
    Depois explico a ídéia da amiga di, que apesar de sumida deu a maior bola dentro.
    Este projeto será apresentado em Ouro Preto, logo logo.
    Obrigada, meus amores

    ResponderExcluir