quarta-feira, 18 de abril de 2012

Redução de juro reforça necessidade de consumo consciente, diz Instituto

O presidente do instituto DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, educador financeiro, avaliou que o processo de redução dos juros, capitaneado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, podendo englobar também os bancos privados, é uma boa notícia, mas acrescentou que isso reforça a necessidade do chamado "consumo consciente".
"A notícia é boa e mostra uma tendência que no futuro teremos menores taxas de juros, e com isso menor impacto no bolso dos brasileiros. Mas é preciso registrar que a redução de juros por si só não resolve a verdadeira causa do problema dos endividados e inadimplentes, apenas ajuda no pagamento de menos juros. Mas é necessário criar novos hábitos e costumes de como lidar com o dinheiro e descobrir o caminho que o mesmo percorre", avaliou ele.
Segundo Domingos, o fato de as taxas de juros nas linhas de créditos recuarem no Brasil também deve ser visto com "preocupação", uma vez que isso poderá levar "grande parte" das famílias brasileiras ao endividamento e "muito próximas da inadimplência". "Pensemos no que ocorre nos Estados Unidos, os juros praticados são infinitamente menores que os praticados no Brasil e o resultado são alarmantes, uma vez que grande parte da população americana encontra-se endividada".
Na visão do educador financeiro, um passo importante para aproveitar a redução das taxas de juros bancárias é saber primeiramente em que situação se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. "Qualquer que seja a situação é preciso ter pleno domínio do dinheiro que entra e do dinheiro que sai e com isso, saber direcionar com consciência o dinheiro que passa por nossas mãos, pois o grande segredo é saber represá-lo para nossos sonhos", declarou.
De acordo com o presidente do DSOP Educação Financeira, o brasileiro precisa aprender a ser dono de sua vida. "Temos que respeitar o dinheiro ganho com nosso trabalho. Enfim, é preciso saber que quando uma pessoa pede dinheiro emprestado ou compra um produto a prazo estará pagando juros e com isso deixando de realizar outros desejos e sonhos. Em nossas vidas fazemos escolhas e o melhor neste momento é escolher por uma vida mais saudável e sustentável financeiramente", concluiu ele.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário