sábado, 18 de fevereiro de 2012

ESCOLAS DE SAMBA DO CARNAVAL DE OURO PRETO...

O desfile das Escolas de Samba de Ouro Preto é o momento mais importante do Carnaval de Ouro Preto, porque além da importante função social que as Escolas exercem em suas comunidades trazem a Praça Tiradentes muita alegria, disposição e beleza.
A alegria e o improviso fizeram a alegria das pessoas que assistiam aos desfiles das escolas de samba de Ouro Preto, na noite de segunda-feira (7).
As seis escolas do Grupo Especial usaram a criatividade para fazer a festa na Praça Tiradentes. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval estavam presentes para curtir a festa.
Os foliões devem prestigiar o evento e sambar muito ao som das baterias.
A história do carnaval na cidade tem uma parte importante contada pelas agremiações.
Afinal, foi com os desfiles das Escolas de Samba na Praça Tiradentes que os moradores de cada bairro passaram a aperfeiçoar a festa ouro-pretana, até que ela se tornou uma das principais do país.
A partir de 1957, quando a primeira escola de samba – Império do Morro Santana – foi fundada, a folia mineira entrou em uma nova fase.
Nas décadas de 1970 e 1980, os desfiles tiveram seu auge com os sambas de Vandico, Edmundo Guedes e Vicente Gomes.
Hoje, as escolas se profissionalizam tanto na confecção de alegorias, quanto na gestão de pessoas e gastos.
A Lesop acredita que as escolas estão conseguindo retomar seu lugar no carnaval de Ouro Preto. “Depois de passar por várias dificuldades, a Liga conseguiu se reestruturar, graças ao apoio da Prefeitura, que este ano fez o repasse mais alto que já tivemos, além de nos dar apoio técnico”, afirma.
As escolas de samba mirins desfilam na Praça Tiradentes e as do Grupo Especial também.
Os desfiles são avaliados por dez jurados, escolhidos entre pessoas do meio artístico que não tenham qualquer ligação com as escolas de samba da cidade e que morem a, no mínimo, 100 km de distância de Ouro Preto.
Enquanto isso, nos barracões de cada bairro, costureiras, passistas, músicos e a comunidade em geral se envolvem nos preparativos para que tudo fique pronto a tempo, o que prova que escola de samba também é sim uma tradição mineira.

A campeã do carnaval 2011: Escola de Samba Santa Cruz

Fundada no dia 15 de maio de 2009 pela Associação dos Moradores do Santa Cruz, a escola tem seu pavilhão identificado com as cores predominantes: branco, vermelho e verde. O objetivo da criação da agremiação no bairro é, principalmente, o resgate da cidadania de seus moradores.

Escola de Samba Acadêmicos do São Cristovão

Foi criada em 1980 por um grupo de amigos do bairro São Cristóvão. A bateria é bastante conhecida, pois quem chega a Ouro Preto nesta época de Carnaval já na entrada da cidade escuta os repiques.

Escola de Samba Império do Morro Santana

Primeira escola de samba de Ouro Preto, fundada em 1957. Inaugurou uma nova fase do carnaval da cidade. Conhecida pelo grande envolvimento da comunidade.

Escola de Samba Inconfidência Mineira - ESIM

A Escola de Samba Inconfidência Mineira –ESIM – foi fundada no bairro Antônio Dias, no dia 03 de novembro de 1972, após a extinção do Conjunto Brito Filho, também conhecido como Charanga da Lata. Com o passar dos anos, a bateria se tornou uma das grandes agremiações de Ouro Preto, que tem a águia como símbolo.

Escola de Samba Sinhá Olímpia

Criada em 1975 por um grupo de moradores do bairro Saramenha. O nome é uma homenagem a famosa Sinhá Olímpia, uma das figuras mais populares da história recente de Ouro Preto.

Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz

Foi fundada no dia 15 de maio de 2009 pela Associação dos Moradores do Santa Cruz, tendo seu pavilhão identificado com as cores predominantes: branco, vermelho e verde. O objetivo da criação da agremiação no bairro é, principalmente, o resgate da cidadania de seus moradores.

Escola de Samba Unidos do Padre Faria

Foi fundada no dia 1º de Janeiro de 1970, no bairro Padre Faria por um grupo de amigos liderados pelo Sr. Agostinho Ferreira Guimarães. Em 1971, a agremiação entrou para a história da cidade como a primeira a apresentar seu samba-enredo. É a escola que mais conquistou títulos no carnaval de Ouro Preto, sendo eleita 18 vezes campeã e 12 vice-campeã.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário