terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sommelier de água mostra como ela influencia o sabor dos alimentos e do vinho...

No já complexo universo de especialistas em combinações de bebidas como vinho, cerveja, cachaça e saquê, ganha espaço uma categoria de sommelier ainda pouco conhecida e inusitada: a de água.
Gás e sais minerais influenciam o paladar e podem desviar o sabor da comida e do vinho que a acompanha.
Por isso, é preciso saber quando beber água natural com pouco sabor (leve, não amarga e menos salgada) e quando tomar uma água bem gaseificada e com mais sabor (pesada, com mais minerais e mais salgada).
"Se a água tiver sabor ou cheiro tem alguma coisa errada com ela", diz Arno Steguweit, 33, sommelier em Berlim e autor do livro "Wasser" (água, em alemão).
A orientação dos sommeliers é que não existe uma água perfeita, cada um a sente de uma maneira diferente, de acordo com a preferência individual do paladar.
"Uma pessoa que bebe muito vinho branco não é tão sensível à acidez quanto uma pessoa que consome muito doce", afirma Steguweit.

HARMONIZAÇÃO

Para acompanhar a alimentação é aconselhável uma água mais leve.
Um prato fino requer uma água com teor baixo de minerais, que seja leve e neutra, como uma água glacial ou água de chuva.
Já a carne vermelha pede uma água mais robusta que tenha uma concentração alta de minerais.
Massas e pizzas caem bem com uma água que tenha uma concentração média de sais minerais e baixa de gás.
Vinhos com uma concentração ácida elevada não combinam com águas extremamente gaseificas e altamente mineralizadas, as duas substâncias intensificam a acidez do vinho.
O mesmo é válido para os vinhos tintos, o melhor é uma água com pouco gás ou mesmo sem.
Já as uvas chardonnay ou semelhantes harmonizam-se bem com águas pouco gaseificadas.
No Brasil, os sommeliers de água ainda não estão no mercado, mas marcas famosas no exterior têm chegado cada vez mais às importadoras, como a norueguesa Voss, pouco mineralizada e com baixo teor de sódio.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário