domingo, 8 de janeiro de 2012

Belo Horizonte terá ‘virada cultural’ em 2012...


Belo Horizonte terá, em julho de 2012, uma “virada cultural”, com shows circenses, apresentações de bandas, peças de teatro, cinema, bares temáticos e concertos. O evento será anual e já está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Cultura. A “Noite das Artes” da capital mineira será semelhante ao “Nuite Blanche”, criado em 2002 pela Prefeitura de Paris. A secretária de Cultura, Eliane Parreiras, diz que o “Nuit Blanche” promove, durante a madrugada, apresentações artísticas em diversas partes da capital francesa, convidando o cidadão a desenvolver uma nova relação com o espaço urbano.
 
A intenção da Secretaria de Cultura é realizar o evento no dia 14 de julho, quando é comemorada a queda da Bastilha, ou em 16 de julho, Dia de Minas Gerais. Segundo Eliane Parreiras, a maioria dos eventos será gratuita ou com ingressos populares, e começaria por volta das 18 horas, terminando às 9 horas do dia seguinte.

A decisão de realizar a “Noite da Artes” foi tomada depois de oito dias de visitas e reuniões na Europa, onde a comitiva do Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais acertou várias parcerias. A secretária conta que a maioria dos acordos será firmada com o governo da região francesa de Nord-Pas de Calais, onde foram trocadas experiências para a realização da “Noite das Artes” de Belo Horizonte.

Governo espera apoio da iniciativa privada

“O Governo de Minas criaria um espaço para algumas atividades culturais, mas a intenção é incentivar que outros órgãos ou a iniciativa privada promovam eventos em outros locais de Belo Horizonte”, diz a secretária. Uma das atividades será no Palácio das Artes, mantido pela Fundação Clóvis Salgado.

Na visita à cidade de Lille, principal cidade de Nor-Pas de Calais, Eliane Parreiras e as autoridades da região francesa, como a vice-presidente do Conselho Regional de Nord Pas-de-Calais, Majdouline Sbai, intensificaram o diálogo em torno de um acordo de cooperação cultural entre a França e o Governo de Minas. A parceria terá como foco as áreas de patrimônio, sítios culturais, museus, cultura digital, economia criativa, artes cênicas e música. O termo de cooperação na área de cultura será assinado em julho em 2012, durante o evento em BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário