domingo, 22 de janeiro de 2012

Fuja de oito armadilhas domésticas que ameaçam sua dieta...

Durante a semana, é até mais fácil se controlar, incluindo saladas no cardápio e optando por sucos no lugar de refrigerante.
Mas, quando chega o fim de semana e você está em casa, as tentações estão por toda a parte.
Na despensa, um biscoito recheado.
Na prateleira, uma barra de chocolate.
Desse jeito, o esforço de uma semana parece não surtir qualquer efeito e a ideia de manter uma dieta balanceada fica desanimadora.
Segundo a nutricionista Amanda Epifanio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), é preciso pensar em formas de controlar a tentação por guloseimas e alimentos extremamente calóricos, que são capazes de sabotar a dieta.
Por isso, conversamos com especialistas para descobrir as principais armadilhas domésticas.

Despensa

Uma das principais armadilhas dentro de casa para quem pretende emagrecer ou manter a forma é a despensa.
"O local geralmente é abastecido de salgadinhos, chocolates, biscoitos e outros alimentos extremamente calóricos, mas de baixo valor nutritivo", explica a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da Nutri & Consult.
Por isso, em vez de se controlar para comer uma quantidade pequena desses alimentos, procure eliminá-los de sua casa e colocar opções saudáveis no lugar.

Prateleiras

Como dieta é sinônimo de reeducação alimentar - e não de restrição -, ninguém precisa deixar de consumir guloseimas para emagrecer com saúde.
Mas uma estratégia que pode ajudar a reduzir a ingestão desses alimentos é mudando a sua disposição na cozinha.
"Deixe as opções calóricas fora do seu alcance de visão, pois, muitas vezes, nem estamos com fome, mas beliscamos algo que está na mesa ou na pia", lembra a nutricionista Amanda Epifanio. Por isso, guarde esses alimentos nas prateleiras mais altas ou em locais de difícil acesso para evitar o mau hábito.

Chocolate

"O chocolate é classificado um 'comfort food', ou seja, um alimento fonte de prazer e, por isso, nem sempre percebemos que estamos exagerando na quantidade", explica a nutricionista Maria Fernanda.
Para conseguir controlar melhor essa compulsão, recomenda-se cortar o alimento em pedacinhos e deixá-lo em um pote.
Assim, quando for se servir, permita-se pegar apenas alguns pedaços e, logo em seguida, feche o recipiente.

Oleaginosas

Segundo Amanda Epifanio, as castanhas contêm elevado teor calórico e podem estimular o consumo exagerado, principalmente se forem salgadas.
Preparar potinhos com um mix de oleaginosas que podem ser consumidas diariamente sem afetar a dieta é uma alternativa para os momentos em que se quer beliscar, sempre em quantidades moderadas.
Embora elas sejam fonte de antioxidantes, ômega-3 e outros importantes nutrientes, apresentam, em média, 200 calorias a cada porção de 30g.

Frutas

Muitas pessoas alegam não comer frutas pelo fato de elas não serem práticas e, no lugar, acabam ingerindo alimentos altamente calóricos.
Para acabar de vez com essa desculpa, Maria Fernanda recomenda cortá-las no dia anterior e deixá-las na geladeira.
Dessa forma, você já tem uma sobremesa ou um lanchinho pronto para consumo após fazer uma refeição.
A nutricionista aconselha ainda associar um cereal, como aveia ou linhaça, à fruta, pois ele fará com que o açúcar do alimento não seja absorvido instantaneamente, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Televisão

Comer assistindo televisão faz parte da rotina de muitas pessoas, mas o hábito pode ser muito prejudicial à dieta.
"Além de a pessoa poder terminar a refeição sem a percepção adequada da saciedade, ela não presta atenção na mastigação e no sabor dos alimentos", aponta Amanda Epifanio.
Por isso, faça as suas refeições em um local tranquilo e não tente dividir a atenção entre alimentar-se e ler um livro ou ver televisão.

Balança

A vontade de checar o peso a todo o momento em busca de resultados costuma sempre ser grande.
"A temida balança pode ser um grande incentivo à dieta ou um fator muito desmotivador", alerta a nutricionista Maria Fernanda.
Ela não recomenda criar o hábito de se pesar diariamente, mas, sim, de 15 em 15 dias, no mínimo. Nenhuma mudança acontece do dia para a noite, lembra.

Mesa

Se você já tem o costume de comer sentado à mesa, provavelmente criou o hábito de prestar atenção em sua refeição, mas isso ainda não é tudo.
Com tigelas e travessas repletas de comida a sua frente, nem sempre é fácil resistir a mais um pedacinho ou uma colher por pura gula.
A nutricionista Amanda recomenda servir uma quantidade ideal em um só prato, deixar a mesa livre e ainda se levantar logo que a refeição for terminada.
Ao reduzir o tempo em que se fica em contato com os alimentos, você diminui as chances de comer além do necessário.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário