quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conheça hábitos alimentares que ajudam a combater a celulite...

Eliminar toxinas do organismo; melhorar as funções digestiva e intestinal; suprimir alimentos alergênicos; incluir na dieta nutrientes que estimulem a formação das fibras de colágeno e reduzir o estresse são condutas que ajudam a combater a celulite, diz nutricionista Flávia Morais, especialista em qualidade de alimentos e nutrição funcional.
Não existe dieta mágica, mas a especialista tem sugestões que, afirma, ajudam a melhorar a aparência dos furinhos.
Sua dica para diminuir as toxinas é a hidratação.
"Devemos ingerir no mínimo dois litros de água por dia.
Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também são boas alternativas."
Reduzir o consumo de sódio ajuda a evitar a retenção de líquidos.
Para isso, ela recomenda diminuir sal, enlatados, conservas, embutidos e industrializados.
E vale trocar o sal comum pelo light, usando mais os sabores de temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão, que têm antioxidantes.
Cafeína e álcool são outros itens que devem ser evitados, já que causam a constrição de pequenos vasos sanguíneos, favorecendo o inchaço.
Outra recomendação da especialista, claro, é zelar pela saúde do intestino.
Além da constipação (prisão de ventre), tratada com a ingestão de fibras, há a disbiose intestinal.
Nesse transtorno, causado por uso indiscriminado de antibióticos, antiinflamatórios e anticoncepcionais, estresse e exposição a alimentos alergênicos, as bactérias da flora normal ficam em minoria, debilitando o organismo.
"Os primeiros passos para o tratamento são excluir alimentos alergênicos como trigo, leite, amendoim, soja, ovo, frutos do mar e milho, e usar suplementos de probióticos, fontes de bactérias boas que fortalecem a microbiota intestinal", explica.
Ela sugere a inclusão de frutas e legumes com bastante água na dieta, como abacaxi, melancia, cítricas, pepino e salsinha, que hidratam e desintoxicam.
Outro grupo de substâncias indicadas são as ricas em silício, mineral envolvido na produção de colágeno.
Aveia, chá de cavalinha e água mineral são boas fontes.
"Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha, e usar a aveia em flocos em saladas de frutas", indica Morais.
O cardápio anticelulite segue com itens antioxidantes, como uva escura, azeite de oliva extravirgem, óleos de semente de abóbora e macadâmia, cacau, castanha-do-pará, amora, framboesa e mirtilo, que melhoram a circulação e a textura da pele.
Dois outros grupos importantes são os dos alimentos ricos em vitamina A (tomate, cenoura, vegetais escuros) e C (frutas cítricas, acerola, morango, goiaba, caju).
Eles estimulam a produção de colágeno, que melhora a elasticidade e a firmeza da pele.
O ômega 3 (salmão, sardinha, semente de linhaça) também ajuda, por interferir no acúmulo de gordura.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário