sábado, 9 de julho de 2011

Aniversário de Ouro Preto...

Ouro Preto está em festa.
A antiga Vila Rica, que em seu apogeu representou toda a riqueza do período colonial e ainda hoje dá mostras da importância da sociedade mineradora completou três séculos de existência.
O aniversário foi oficialmente comemorado ontem, 8 de julho, data de elevação à vila.
A celebração contou com shows, lançamentos de livros, exposições, dentre outras atividades. Entre as apresentações musicais, a cantora Paula Fernandes, o sambista Dudu Nobre, a banda baiana A Zorra e o grupo mineiro Orquestra Cabaré.
Houve ainda o lançamento do Livro OURO PRETO – Cidade em três séculos / Bicentenário de Ouro Preto - Memória Histórica (1711 – 2011), cuja edição traz os mais importantes acontecimentos dos últimos 100 anos de Ouro Preto, além da realização da mostra “3º Século, 3º Olhar – Fotografias de Ouro Preto de 1911 a 2011”, e o lançamento da moeda comemorativa ao Tricentenário, entre diversas outras ações, todas gratuitas.
As atividades em homenagem aos 300 anos de Vila Rica acontecem entre os dias 1º e 13 de julho.
O aniversário da cidade marca ainda o início das atividades do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que este ano terá a temática “Vilas de Minas – Eis a estrada, eis a ponte, eis a montanha”.
É uma celebração aos três séculos de criação das primeiras vilas mineiras: Ribeirão do Carmo (Mariana), Vila Rica (Ouro Preto) e Vila Real Nossa Senhora da Conceição (Sabará).
O evento, tradicional acontecimento multicultural da cidade, será realizado entre os dias 8 e 24 de julho, e se divide em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Infanto-Juvenil, Literatura, Música e Patrimônio.
A edição deste ano tem como novidade o Circuito Festival, ação globalizadora que busca envolver as comunidades locais no processo do evento.
O Festival conta, ainda, com o fortalecimento do Fórum das Artes, lugar do conhecimento e do fazer científico, em que pesquisadores apresentam seus trabalhos e trocam experiências, por meio de oficinas e seminários.
O calendário comemorativo da cidade foi pensado de acordo com o amplo cenário cultural que sempre encontrou em Ouro Preto uma importante referência.
Shows, exposições, festivais de música, teatro e cinema, atividades religiosas, eventos tradicionais, todos ganham o selo do Tricentenário, em uma grande festa que deve atrair aproximadamente 600 mil turistas ao longo de todo o ano, além, é claro, da participação dos moradores da cidade e distritos vizinhos.
“A nossa brava gente ouro-pretana está em festa.
Vamos comemorar 300 anos da cidadania de Ouro Preto.
Em 1711 era criada a Vila Rica, isto é, o município de Ouro Preto, a Câmara Municipal, o governo próprio, a identidade de uma cidade que soube se construir ao longo de três séculos e se transformar em patrimônio mundial, monumento de toda a Humanidade”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.
Além dos eventos programados, que se estendem ao longo de 2011, Ouro Preto oferece uma série de atrações para quem deseja visitar a cidade, situada a menos de 100 quilômetros de Belo Horizonte.
Museus, igrejas e o casario colonial são um charme à parte e encantam visitantes há gerações. Segundo especialistas, Ouro Preto possui o mais representativo conjunto arquitetônico e artístico do período colonial do Brasil.
São 13 igrejas, entre as quais se destaca a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, adornada com 400 kg de ouro, e a Igreja São Francisco de Assis, considerada a representação maior do Barroco.
O monumento, recém-laureado com o título de uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, foi construído pelas mãos de dois dos maiores nomes da arte colonial brasileira, o mestre Aleijadinho e o pintor Manuel da Costa Ataíde.
Outro ponto turístico que vale a pena ser visitado é o Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, onde estão depositados os restos mortais de todos aqueles que lutaram na Inconfidência Mineira, uma das mais importantes insurreições do país.

Hitória

Os primeiros bandeirantes chegaram ao pequeno arraial pouco antes de 1700.
Lá, após a descoberta do ouro, criaram várias pequenas vilas mineradoras.
Com o desenvolvimento desses arraiais, o então governador Antônio de Albuquerque elevou o vilarejo à condição de cidade, com a criação da Câmara Municipal, marco que caracterizou a fundação de Vila Rica, em 1711.
A extração mineral, como se sabe, era a principal atividade financeira da época, o que fez com que a região se transformasse em um dos pontos econômicos e políticos mais importantes do país. Em 1823, Vila Rica foi então mais uma vez batizada, passando a se chamar Imperial Cidade de Ouro Preto e foi nomeada capital de Minas Gerais, título que perdeu em 1897, quando Belo Horizonte passou a ocupar a posição.
No entanto, o tesouro arquitetônico, hoje característica maior da cidade, já havia sido construído.
Igrejas, museus, teatros – Ouro Preto possui o mais antigo da América Latina, a Casa da Ópera – além do casario colonial são alguns dos motivos que levam milhares de turistas anualmente à região.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário