terça-feira, 7 de junho de 2011

O Theatro Municipal de São Paulo reabre suas portas no próximo dia 10 de junho...

São Paulo terá de volta um de seus patrimônios culturais mais importantes: o Theatro Municipal, que reabre suas portas no ano de seu centenário.
No dia 10 de junho, a reabertura será somente para convidados e dia 12 de junho para o público, reunindo a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Lírico e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.
Entre as reformas, realizadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo, no total de 27,7 milhões, estão a recomposição de 25 conjuntos de vitrais, revitalização do arenito da fachada, restauração de 487 portas e a atualização tecnológica do palco.
As intervenções realizadas no edifício, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado em 1911, fazem parte do Programa de Reabilitação da Área Central do Município de São Paulo (Procentro).
O teatro já havia passado por duas reformas e ficou os últimos três anos fechado para a restauração mais recente.



A fachada, de inspiração renascentista, foi completamente limpa.
As esculturas que vieram da França e da Itália receberam cuidado especial.
Logo na entrada, uma mudança para voltar no tempo.
As paredes do hall foram recobertas com uma técnica, a mesma usada na época da construção do prédio em 1911.
Um trabalho delicado, minucioso, feito à mão com pena e esponja.
As paredes ficaram parecendo mármore.
No salão nobre, o luxo foi ressaltado.
As pinturas no teto, do brasileiro Oscar Pereira da Silva, foram restauradas, assim como os detalhes folheados a ouro, os espelhos, as molduras de latão belga e os vitrais alemães, que exigiram um cuidado especial.

Ambicionando a agilidade na gestão do Theatro Municipal, o prefeito de São Paulo e chefe do Executivo Municipal, Gilberto Kassab, sancionou a lei que cria a Fundação Theatro Municipal, para dar autonomia administrativa, financeira, patrimonial, artística e didática ao espaço.
O formato escolhido é o de Fundação de Direito Público, ou seja, o Theatro Municipal continuará vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, mas terá autonomia em campos essenciais como o artístico e o financeiro, superando uma estrutura defasada e, ao mesmo tempo, garantindo que as pessoas que trabalharam ali ao longo dos últimos 30 anos não fossem prejudicadas.

Toda a programação 2011 do teatro pode ser encontrada no site da Prefeitura de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário