O desafio de mudar a cultura de uma empresa familiar é possível?
Eu acredito que sim, porém, mudar, mexer em estruturas cristalizadas, não é uma tarefa tão simples assim.
A boa notícia é que querer e estar aberto para o novo, já é meio caminho andado.
Claro que essa empresa conseguiu resultados e se manteve no mercado até hoje sem grandes mudanças, mas como querer resultados diferentes com atitudes sempre iguais?
Se a idéia é crescer, precisamos mudar.
Mas para mudar é preciso saber quem somos, onde estamos, onde queremos chegar, como e quando.
O sucesso de um projeto está em responder essas perguntas.
Uma empresa é um organismo vivo que precisa ser bem cuidado se quiser ter boa saúde e longevidade.
Suas células precisam crescer saudáveis para formar um corpo bem estruturado.
Você já deve estar desconfiado de quem eu estou falando.
Sim, pessoas são as células que formam o corpo de uma empresa.
Existem coisas e pessoas.
Coisas a gente usa e pessoas a gente se relaciona.
As pessoas não são maquinas, madrugar na empresa nem sempre garante melhores resultados e nem todo funcionário reage bem a uma pressão desmedida e quem suporta, possivelmente não o fará por muito tempo.
Ou seja: agindo assim, estamos plantando e vamos colher doenças futuras para essa empresa.
Planejamento e disciplina é o caminho certo, mas temos que levar em conta que os fatores motivacionais também mudaram ou foram enfim desvendados.
Satisfação profissional e pessoal, somados ao legado que deixaremos no mundo é o que verdadeiramente nos motiva a buscar o melhor desempenho e resultado em tudo que nos propomos a fazer.
Uma empresa bem administrada é aquela que sabe administrar pessoas e talentos.
Dinheiro é moeda de troca, sempre a consequência e nunca a finalidade.
Por isso, se queremos ter sucesso financeiro e o segredo está em aprender a administrar pessoas e talentos, não podemos nunca confundir: coisas a gente usa e pessoas a gente se relaciona.
*Lúcia Faria é Gestora financeira e Consultora Econômica, Pós Graduada em Administração Financeira, Gestão Empresarial e Marketing.
Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário