quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Empreender e sonhar...

Acredito piamente que o sonho é o combustível do empreendedor.
E fui descobrindo, com o passar dos anos, que empreender é sonhar e trabalhar para alcançar esse sonho.
Como diria Max L. Forman:
"O homem mais pobre não é o homem sem dinheiro: é o homem sem sonhos”. 

A pessoa que busca o seu sonho, alimenta um processo de evolução.
Ser empreendedor é ter sonhos e não desistir nunca deles.
Mas claro que é preciso sonhar sem abrir mão de um bom plano de negócios.
Ter uma grande idéia não é algo reservado a um grupo seleto de "mentes brilhantes".
Biz Stone, fundador do Twitter, o microblog que é sucesso em todo o planeta é a prova viva disso:
"O que criamos, no fundo, foi uma daquelas raras coisas de que não sabemos que precisamos, até o momento que passamos a usá-las."
Segundo Angela Hirata, sócia da empresa Amazon Life e consultora executiva de Comércio Internacional da São Paulo Alpargatas S.A, todos temos, dentro de nós, algo muito latente que é o espírito de empreendedorismo.
"Empreender nada mais é que ter um sonho e trabalhar para que ele se torne realidade.
Esse sonho pode ser pilotar um avião, abrir um negócio ou qualquer outro.
Existem oportunidades na vida: elas estão no ar e você tem de saber captá-las.
Eu queria que minha neta respirasse um ar saudável no futuro.
Hoje, sou sócia da Amazon Life, uma empresa que fabrica bolsas e roupas de qualidade a partir de insumos naturais da selva amazônica, como fibras naturais e borracha.
Divido o dinheiro em todas as etapas do processo produtivo.
Dessa forma, a pessoa que extrai borracha na comunidade amazônica saberá a importância de defender o ecossistema, pois seu sustento vem dele.”

Trabalho em equipe

“Sonhar sozinho não leva a lugar nenhum.
É preciso se aproximar das pessoas certas, que têm sonhos parecidos.
Eu nunca trabalho só.
Há sempre uma equipe.
Minha forma de liderar se baseia em trabalhar para que outras pessoas tenham a capacidade de tocar a empresa mesmo que eu não esteja lá.”

Ousadia

“Me arrisquei muito ao escolher a Havaianas para trabalhar no mercado internacional (a Alpargatas também é dona das marcas Topper e Rainha).
Porém, nunca tive dúvidas de que isso tinha de ser feito.
Eu sempre quis fazer com que os produtos brasileiros fossem reconhecidos no mercado internacional.
Meu pai era dono de cafezal e eu ficava indignada que o café colombiano era mais valorizado.
Eu achava que as Havaianas, com todas as suas cores, tinham a cara do Brasil.
É preciso acreditar naquilo que se faz e ousar.”

Planejamento

“Tem muita gente que abre negócio por impulso.
Em qualquer país, por mais estável que seja a economia, é necessário pesquisar, conhecer o mercado.
É preciso fazer contas: calcular despesas com funcionários, aluguel, impostos, estabelecer metas de lucro.
Faça um projeto de longo prazo.
Dessa forma, é possível acompanhar seu desenvolvimento, corrigir erros.”

E Angela Hirata, nos deixa ainda, um importante lembrete:
“Em qualquer projeto você terá dificuldades.
Elas são muito importantes para o crescimento.
Se eu tenho um grande problema, vejo-o como uma oportunidade, uma alavanca para meu desenvolvimento.”

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário