segunda-feira, 7 de setembro de 2009

quem foi Mona Lisa...



















"Cem Mona Lisas com Mona lisa"...

Foram convidados 100 artistas plásticos e cada um propôs uma releitura da obra Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
A exposição fica no Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, do dia 29 de agosto até 27 de outubro.
Eu fui, adorei e fiquei pensando: - quem foi Mona Lisa?
Fui pesquisar na internet e olhem o que eu achei...




















Mona Lisa, que serviu de modelo para a obra mais famosa de Leonardo Da Vinci, não era nem a sua mãe nem uma prostituta
florentina, como muitos especulavam, segundo um historiador de Florença disse ter conseguido provar quem era Mona Lisa.
O mistério da identidade de Mona Lisa tem provocado pesquisadores por quase 500 anos. Segundo o estudo de Giuseppe Pallanti, ela era Lisa Gherardini, esposa de um comerciante de sedas, identidade inicialmente revelada em 1550, mas contestada posteriormente.
Segundo Martin Kemp, professor de história da arte da Universidade de Oxford, o pesquisador italiano consegue provar que havia ligações muito fortes entre a família Gherardini e a família de Leonardo Da Vinci, que era filho de um advogado muito poderoso em Florença, chamado Ser Piero Da Vinci.
Os Gherardini, segundo historiador, eram uma família aristocrata toscana que hoje poderia ser classificada como pertencente ao grupo dos ''velhos- ricos''.

Ligação familiar

Kemp afirma que Lisa se casou com Francesco del Giocondo, um comerciante de sedas pertencente à classe dos ''novos-ricos''.
"Uma velha história de aristocratas tentando arranjar casamentos para suas filhas com gente de família de novos-ricos", afirma o historiador.
Kemp diz que isso pode explicar também o fato de Mona Lisa ser às vezes chamada de La Gioconda, provavelmente uma referência ao nome da família do marido.
O nome La Gioconda teria aparecido em um inventário de um assistente de Leonardo que teria se apoderado de todos os quadros do pintor.
"A minha opinião é que o sorriso é na verdade uma referência ao nome dela, que significa ''a sorridente'' ou ''a contente''", afirma Kemp.
Kemp diz não estar decepcionado pelo fato de que Mona Lisa não era uma prostituta ou amante de Leonardo.
"Isso faz com que a história do quadro seja ainda mais extraordinária: o fato de que uma esposa florentina, inocente e, aparentemente, comum tenha se tornado o sujeito do quadro mais famoso do mundo."

Fonte: Internet.

3 comentários:

  1. Sim! Legal! Leiam pode crer ! Massa! Foda!

    ResponderExcluir
  2. lega!!! mas qual seria o motivo dessa pintura? seria para comercializa-la ou simplismente um presente de sua foto..o que poderia representar monalisa para a sociedade dessa epoca??

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber em que foi inspirado Leonardo de Vinci pintar o tão famoso quadro e demominar de monalisa

    ResponderExcluir