terça-feira, 1 de setembro de 2009

dica de arranjo da semana - Verde Que Te Quero Verde - Denise Magalhães














black Mur (homem com cesto,pássaro e flores).
Orquídea epidendro, celósia que pode ser substituída por crista de galo.

Nome Científico: Epidendrum sp
Nome Popular: Epidendro, orquídea-estrela, orquídea-crucifixo
Família: Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Central e América do Sul
Ciclo de Vida: Perene

Este gênero compreende numerosas e diferentes espécies, em sua maioria, de características epífitas ou terrestres. A maior parte encontra-se em locais de altitude do Perú, Equador e Colômbia. Uma característica interessante de muitas espécies deste gênero é que suas flores não fazem o movimento que as flores das orquídeas fazem para se posicionar de modo que o labelo fique como uma pista de pouso para os polinizadores, isto é, horizontal com inclinação para baixo.

A inflorescência é como um pequeno buquê de flores pequenas, bastante durável. As flores apresentam coloração muito variada, de acordo com a espécie ou híbrido.

Os híbridos mais populares no Brasil, são geralmente terrestres e apreciam luminosidade intensa, com luz direta nas horas mais frescas do dia. Devem ser cultivados em uma mistura leve de areia, fibra de côco e um pouco de terra vegetal. A adubação deve ser suave, preferencialmente orgânica, como torta de mamona e farinha de ossos. Atualmente encontramos adubos próprios para orquídeas, de liberação lenta.

Multiplica-se por divisão da planta, preservando pelo menos 3 pseudobulbos para cada muda, com rizoma e raízes. Comercialmente pode ser multiplicada por sementes e por meristema, através de uma avançada tecnologia laboratorial que permite a produção em grande escala de milhares de clones da mesma planta.

Celosia ou Crista de galo

Nome Científico: Celosia cristata
Sinonímia: Celosia argentea var cristata
Nome Popular: Crista-de-galo, celósia
Família: Amaranthaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Anual

A crista de galo é uma planta anual de verão, de inflorescências muito macias, dobradas e brilhantes, com a textura do veludo. Diz-se ainda que tem o aspecto de cérebro. Além disso, podemos adquirir variedades nas cores amarela, vermelha, rosa, creme, roxa e branca. A folhagem é ereta, verde ou bronzeada, com folhas lanceoladas.

Existem variedades anãs, que são muito adequadas para a composição de bordaduras e grandes maciços. Curiosidades: Cada planta é capaz de produzir milhares de sementes. É utilizada como verdura em vários países da Ásia, América do Sul e África.

Muito parecida com a crista-plumosa, a crista-de-galo também exige solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, regas freqüentes e sol pleno. Seu crescimento deve ser nos meses quentes para que floresça adequadamente. O frio durante os primeiros meses após o plantio pode provocar a floração prematura e diminui o desempenho da planta. Tolerante ao frio subtropical e à meia-sombra. Multiplica-se por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário