quarta-feira, 30 de setembro de 2009

dica de arranjo da semana - Verde Que Te Quero Verde - Denise Magalhães

Bouquet com rosas, orquidea chuva de ouro, aspargos...
















A Rosa é certamente a flor mais conhecida do mundo e considerada como a rainha das flores. O seu cultivo remonta à Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.
As rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

Significadificados e simbologia
Sua beleza e perfume simbolizam o amor, e seus espinhos, o sofrimento que ele pode causar. No Egito, era dedicada à deusa Ísis e, na Grécia, a Afrodite.

Crisântemo
Nome científico: Chrysanthemum spp.
É originário da China. Na China e no Japão referem-se a ela como a “materialização do sol”. É o emblema da casa imperial japonesa. Na China e no Vietnã está associada à longevidade, durabilidade, permanência, estabilidade, além de beleza e perfeição.

Girassol
Características e Anatomia
Girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, de flores grandes - aprox. 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 m de altura, notável por "olhar" para Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.

Gladíolo
Nome científico: Gladiolus spp.
Originário da África do Sul.
“Palma-de-santa-rita” – é uma das mais populares no Brasil.

Helicônia
Nome científico: Heliconia brasiliensis.
É originária do Brasil e América do Sul (tropical).
Nome dado por Lineu, em 1711, em homenagem ao monte Helicon (Grécia), onde, segundo a mitologia, residiam Apolo e suas musas.

Lírio
Nome científico: Hemerocallis.
É originário da China e Japão. Depois da rosa, é a flor mais utilizada na literatura e nas artes. Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, algumas gotas de seu leite derramaram-se no céu e formaram a Via-Láctea; as que caíram sobre a terra transfornaram-se em lírios. Para os cristãos, o lírio representa a Virgem Maria. No folclore brasileiro, o lírio branco representa o casamento e, nos funerais, significa a purificação da alma.

Margarida
Nome científico: Chrysanthemum leucanthemum
É originária de Pirineus (Europa Central).
Na mitologia romana, a ninfa Belides transformou-se nesta flor para escapar do assédio do deus da vegetação e das árvores frutíferas.
Conta uma lenda inglesa que uma fada alimentava um príncipe com comidas preparadas com esta flor para que ele nunca crescesse e nem perdesse a inocência infantil.

Orquídea
Conta-se que a rainha de Sabá, (há cerca de 3.000 anos) estava sem saber como presentear o Rei Salomão. Uma criada lhe ensinou; “Ao maior dos reis, leve um feixe de orquídeas”. Também desde a Antiguidade, é utilizada nas festas da primavera, na China, para afastar as influências negativas.
É a planta mais diversificada do planeta.

Tulipa
Originária da Turquia ou Pérsia, seu nome é inspirado no turbante (dulband) que lembra a forma da flor

Violeta
Nome científico: Saintpaulia ionantha.
Segundo a tradição, é o símbolo da primavera. É a flor de vaso mais vendida no Brasil.

Aspargus
Nome Científico: Bambusa gracilis
Nome Popular: Bambuzinho-de-jardim, bambú-de-jardim, bambuzinho-amarelo, bambuza
Família: Poaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Perene
De cor e textura espetacular, o bambuzinho só acrescenta vida aos nossos jardins. De folhagem fina e coloração amarelo-limão, vai muito bem em renques e muros, não podendo faltar no jardim japonês, para quebrar a austeridade. Multiplica-se pela divisão da touceira.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário