segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vai viajar? Cuidado com a pirataria no turismo...

Antes de viajar, é importante pesquisar a empresa pela qual você pretende contratar o serviço, pois ao contratar empresas piratas o turista não terá a quem recorrer ou responsabilizar em caso de quebra de contato.
Para evitar a atuação de empresas irregulares, o Ministério do Turismo criou Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos).
Com esse cadastro, as agências operadoras, meios de hospedagem, transportadoras, acampamentos, parques temáticos e guias são obrigados a fazer o registro, que confirma que a empresa existe e está em dia com suas obrigações legais na data de certificação.
Então, para garantir a tranquilidade na sua viagem verifique se o prestador de serviços turísticos está regularmente cadastrado junto ao Ministério do Turismo por meio do site do Cadastur.

Cuidado

É importante lembrar que não são todos os prestadores de serviços turísticos que precisam estar cadastrados no Cadastur.
Para alguns, o cadastro é opcional.
Nestes casos, é importante que você se certifique de que ele esteja ao menos formalizado.

Confira os setes tipos de serviços que são obrigados a realizar o cadastro:

Agência de Turismo
Meio de Hospedagem
Transportadora Turística
Guia do Turismo
Organizadora de Eventos
Acampamento Turístico
Parque Temático

Vale consultar também amigos e familiares que já tenham utilizado o serviço para saber se a empresa ou profissional prestou o serviço de forma satisfatória.

Seus Direitos

Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) para fazer a reclamação.
Para isso tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados.
Valem anúncios de jornais, de internet, vouchers, entre outros comprovantes.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário