terça-feira, 29 de março de 2011

29 de março - Aniversário de Salvador...



Hoje é o aniversário de Salvador, mesma data do aniversário de Curitiba.
O post de hoje é dedicado a Salvador e o de amanhã será dedicado a Curitiba.



Quando Salvador faz aniversário, não são só os baianos que podem comemorar, mas sim todos os brasileiros.
É uma das cidades top de turismo, com um clima fantástico e uma rica cultura acumulada ao longo de mais de 400 anos de história.
A prefeitura da capital da Bahia programou algumas comemorações especiais para celebrar seu dia como o show gratuito da Ivete Sangalo, ontem, na Praça Cayru.
Outro evento de destaque foi a 1ª Corrida Salvador Life, que aconteceu no último domingo.

Uma série de eventos vai comemorar hoje os 462 anos de Salvador.
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e a Fundação Gregório de Matos (FGM) prepararam uma programação que inclui exposições, shows, apresentações de documentários, debates e outros eventos para lembrar a data que celebra a chegada de Tomé de Souza à Bahia como primeiro governador geral do Brasil - pessoa que, no começo da colonização, era responsável pela administração e controle do país.
O navegador português desembarcou no que hoje é o Porto da Barra, no dia 29 de março de 1549, e fundou, a pedido do rei de Portugal, D. João III, a cidade de Salvador, primeira capital do país.



Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil.
Os habitantes são chamados de soteropolitanos.
Salvador é uma metrópole com mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina (superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago).
Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.574.804 habitantes (IBGE/2010), o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.
É classificada pelo IBGE em comparação com a rede urbana das outras cidades brasileiras como um centro metropolitano nacional.
Centro econômico do estado, é também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico.
A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado.
Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.
Salvador é também sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais.
Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países do mundo.
Além de empresas, a cidade sedia também muitos eventos, organizações e instituições, como a Universidade Federal da Bahia (melhor do Nordeste e a 16º da América Latina e a brasileira que mais melhorou nos últimos dois anos) e a Escola de Administração do Exército Brasileiro.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário