quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Poupança é uma boa opção?

 Na hora de cuidar do seu orçamento, escolher bem os investimentos é fundamental, afinal são eles que poderão lhe garantir um dinheirinho a mais todos os meses.
E não é raro que, na hora de preencher a planilha de gastos, as pessoas também questionem: quanto vai sobrar para colocar na poupança?
Afinal, essa modalidade de investimento parece ser a primeira que vem à cabeça da maioria dos brasileiros quando o assunto é guardar dinheiro. Quem nunca ouviu do pai, da mãe, da avó ou do amigo a frase: “esse mês sobrou um dinheirinho para por na poupança”.
Tanto é verdade que a maioria dos bancos possuem uma ferramenta que automatiza o ato de poupar. Com essa ferramenta, é possível determinar que, em certa data, um valor pré-estabelecido será retirado da conta corrente e alocado na poupança. 

Poupança?

As ferramentas de poupança automática são uma boa opção para quem acaba gastando mais do que deve no mês e esquece de guardar um pouco dos ganhos. Afinal, você pode determinar que o dinheiro seja retirado da sua conta assim que receber o salário.
Dessa forma, o dinheiro é guardado - quase sem que você perceba – ao invés de ficar na conta para ser gasto, muitas vezes, com coisas supérfluas.
Mas será que vale mesmo a pena alocar na poupança o dinheirinho que sobra no final do mês? 
De acordo com o gerente de renda fixa da Um Investimentos, André Mallet, para quem não possui uma quantidade muito significativa para investir, a poupança é sim boa opção.
“Se você considerar que o CDI deu, no mês passado, um rendimento de 0,9% - em um título desse tipo, de curto prazo, com vencimento para daqui 6 meses, onde há uma tributação de 22,5% de imposto de renda - você tem um ganho líquido de 0,7% ao mês. E em alguns meses menos ainda. Considerando que a poupança dá 0,5% + TR ao mês, para o pequeno investidor não vale a pena escolher outro investimento. E estou falando de CDI. Há fundos com o mesmo rendimento, onde o investidor ainda tem que arcar com a taxa de administração”, explica.

Outras opções

Para Ricardo Torres, com o aumento dos juros iniciado na última quarta-feira (19) é hora dos brasileiros saírem da poupança e buscarem investimentos mais rentáveis. 
“A poupança não deve render em 2011 mais do rendeu em 2010. Temos outros investimentos com rentabilidade melhor, como o tesouro direto. Mas acho que uma boa opção são os fundos DI, que investem no tesouro nacional, e são mais práticos para se investir. Eles acompanham os aumentos da Selic e do tesouro. Fundos Imobiliários também são ótimos, alguns dão até 1% de rendimento por mês, mas é importante escolher o fundo correto”, alerta. 
Mallet completa: “fundos possuem taxa de administração e no tesouro há taxa da CBLC e a taxa da corretora. Considerando isso, a facilidade de investimento e a isenção de imposto de renda, acho a poupança muito boa para o pequeno investidor. Quem tem um pouco mais para guardar, no entanto, pode se beneficiar de um leque de outras boas opções, como fundos multimercados e investimentos atrelados à Selic”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário