domingo, 2 de janeiro de 2011

Despesas do início do ano...

Todo começo de ano é igual para muitas famílias brasileiras: um grande número de dívidas do final do ano anterior soma-se às contas e despesas típicas dos primeiros meses do ano. Material escolar (para quem tem filhos), IPVA e IPTU são as principais dores de cabeça do brasileiro nessa época. Saiba a seguir qual a melhor forma de se livrar dessas dívidas.


Reuters



1. É mais vantagem pagar as dívidas
do final de ano ou as contas do começo?

Priorize o pagamento das dívidas antigas, geralmente elas têm mais juros - por exemplo, as do cartão de crédito. Para quem pretende atrasar o pagamento das despesas, a dica é tentar renegociar ou atrasar aquela que acarretará menos problemas. No caso dos impostos, a inadimplência traz vários problemas legais.

2. É melhor pagar o IPVA à vista ou a prazo?

Prefira sempre pagar à vista. Mas se você está com dívidas neste começo de ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) é uma das contas que podem ser deixadas para pagar a prazo. Alguns especialistas, aliás, acreditam que não vale a pena ficar com o bolso apertado para pagar o imposto de uma só vez se o desconto para o pagamento à vista (oferecido por alguns estados) não for maior que 8%. Se você não tiver dinheiro para pagar nem a primeira parcela, alguns bancos oferecem linhas de crédito para o pagamento desses impostos. Mas é sempre bom ficar de olho nos juros.

3. É melhor pagar o IPTU à vista ou a prazo?

Assim como o IPVA, o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) depende da cidade onde o imóvel está localizado e é calculado sobre o valor da propriedade. Por ser, geralmente, um valor pequeno, vale mais a pena pagar à vista, com desconto. O pagamento pode ainda ser efetuado em até dez prestações iguais, mensais, com vencimento sempre no mesmo dia de cada mês. Após o vencimento da parcela, o valor é acrescido de multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%.

4. Quem é isento de IPTU?

Cada estado tem uma forma de cobrança diferente para o IPTU. Visite o site da prefeitura de sua cidade para descobrir se você é isento deste imposto. Em São Paulo, segundo a Lei 11.614/1994, aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia paga pelo INSS podem ser isentos. Para conseguir a isenção, porém, o contribuinte deve comprovar que não possui outro imóvel no município, que utiliza o imóvel como sua residência e que tem rendimento mensal de até três salários mínimos.

5. E o material escolar dos filhos,
devo pagar à vista?

Geralmente não é possível parcelar a matrícula de escolas, mas o material escolar, sim. Neste caso, compre todos os materiais na mesma loja. Você pagará um pouco mais caro, mas conseguirá condições melhores de parcelamento. Se você tiver dinheiro para pagar à vista, a dica é fazer uma pesquisa em várias lojas e comprar os itens em lugares diferentes, com preços menores. Procon - Algumas escolas exigem que o material escolar seja comprado no próprio estabelecimento ou em alguma loja específica. De acordo com o Procon, porém, é obrigação da escola fornecer a lista de material para os pais comprarem em qualquer lugar.

6. Não tenho dinheiro para pagar, o que faço?

Evite fazer compras. Pague as dívidas antigas e renegocie as que forem possíveis. Pense no presente e não no futuro, evitando as liquidações de janeiro e as despesas de viagem de férias ou carnaval. Converse com a escola de seu filho e veja se é possível deixar alguns itens do material escolar para comprar ao longo do ano. Esta economia pode ajudá-lo a pagar outras dívidas.

7. Qual a dica de economia para que
isso não se repita no próximo ano?

Todo começo de ano tem as mesmas despesas. Se o aperto no ano que vem já é previsto, por que não se preparar? Faça um planejamento: poupe dinheiro ao longo do ano para este momento e reserve o 13º para o pagamento de algumas despesas.

8. Se sobrar dinheiro no começo
do ano, o que faço?

Você pode aplicar o dinheiro em um fundo de renda fixa e começar a fazer o planejamento para o próximo ano - afinal, em janeiro, as despesas se repetirão.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário