segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Perder o emprego pesa, mas deve ser visto como uma oportunidade...

Receber a notícia de que foi demitido faz parte da vida profissional de qualquer funcionário, afinal, não é muito comum iniciar e encerrar a carreira na mesma empresa.
Entretanto, poucas pessoas encaram o desligamento como uma nova oportunidade para projetos futuros.
A maioria se apega ao lado negativo da notícia.
Para a coach executiva Daniela do Lago, após ser demitido o profissional precisa decidir se prefere analisar o ocorrido como fracasso ou como uma nova oportunidade de sucesso.
“A demissão faz parte do jogo da vida profissional.
Se você foi demitido, encare o fato - sua demissão já está consumada. Assim é a lei do mercado de trabalho", diz.
"A questão agora passa a ser como se recuperar, atuar para que este momento seja o menos traumático possível e retornar ao mercado de trabalho”.
Além disso, a consultora aponta que é importante que o profissional jamais duvide de sua capacidade de ser útil em uma organização.
“Se na última empresa as características positivas não foram reconhecidas e utilizadas, certamente outra instituição reconhecerá e valorizará todas as competências”, reforça.
De um modo geral, a pessoa deve encarar a demissão com naturalidade, mesmo porque o assunto ainda pode ser pauta em futuras entrevistas de emprego.
Se isso acontecer, alerta a especialista, a melhor opção é encarar a situação com seriedade e profissionalismo e falar somente a verdade, ressaltando os fatos que o levaram a ser demitido e não os fatores emocionais.
Também é importante destacar que este não é o momento adequado para falar mal da empresa anterior.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário